25% do uso de buscadores tradicionais vai cair até 2026

25% do uso de buscadores tradicionais vai cair até 2026

por Stella Caroline

Publicado em 25 de março de 2024

Buscadores Tradicionais: o futuro da pesquisa online

Você já imaginou um mundo onde os motores de busca ou buscadores tradicionais, como o Google, deixam de ser a principal ferramenta para encontrar informações na internet?

Essa realidade está mais próxima do que você imagina!

Segundo o Gartner, até 2026, o uso desses buscadores deve cair em 25%, dando lugar a uma nova era de pesquisa online impulsionada pela inteligência artificial (IA).

Essa mudança significativa terá um impacto profundo nas estratégias de marketing e na forma como as empresas se conectam com os consumidores.

Por que isso é importante para você? Significa que a dinâmica do marketing online está mudando!

Se você quer saber mais sobre como a IA está transformando a pesquisa online e como sua empresa pode se adaptar a essa nova realidade, acompanhe a leitura e fique bem informado (a)!

Buscadores tradicionais

Causas da queda no uso dos buscadores tradicionais

A previsão do Gartner indica uma significativa queda no volume de pesquisas realizadas em buscadores tradicionais, como Google, Yahoo e Bing.

Até 2026, um quarto do volume de pesquisas realizadas nesses motores de busca irão desaparecer!

Ou seja, as perguntas que fazemos atualmente ao Google serão feitas aos chatbots com inteligência virtual, entre outros agentes virtuais.

Agora, vamos explorar mais a fundo as causas e impactos dessa mudança.

Esse declínio está diretamente ligado ao crescimento do uso de chatbots, agentes virtuais e assistentes virtuais alimentados por Inteligência Artificial (IA). 

Isso significa que as empresas deverão repensar suas estratégias de canais e marketing.

Impacto da IA Generativa

Essa mudança também está relacionada à evolução das expectativas dos usuários. 

As novas tecnologias estão se tornando cada vez mais eficientes em entender as necessidades dos usuários e fornecer respostas rápidas e precisas, tornando os buscadores tradicionais menos necessários para encontrar informações na web.

Portanto, o que antes era satisfatório em termos de velocidade e precisão de respostas, agora é considerado lento e desatualizado. 

Os chatbots e assistentes virtuais oferecem respostas imediatas e personalizadas, tornando a experiência do usuário mais eficiente e agradável.

Assim, a IA generativa está revolucionando a forma como buscamos informações online. 

Ela é capaz de criar respostas complexas e inteligentes, o que está impulsionando ainda mais o uso de chatbots e agentes virtuais para pesquisas online. 

Com respostas mais assertivas e inteligentes, a IA generativa está se tornando uma alternativa viável aos motores de busca tradicionais.

Leia também: Redes Sociais como mecanismo de busca: Tendência em 2024

A seguir, fique por dentro dos desafios e oportunidades para o seu negócio com a queda do uso dos buscadores tradicionais!

Desafios e oportunidades para as empresas com a queda do uso dos buscadores tradicionais

Como vimos, com o avanço da inteligência artificial (IA), o cenário de produção e busca por conteúdo na internet está passando por transformações significativas.

Essa mudança no comportamento de busca dos usuários traz consigo desafios e oportunidades para as empresas.

Afinal, elas precisarão repensar suas estratégias de canais e marketing para se adaptar a esse novo cenário. 

Portanto, as empresas que desejam se manter relevantes no mercado precisarão não apenas acompanhar essa evolução, mas também antecipar as futuras tendências. 

Isso exigirá um esforço significativo em termos de adaptação e inovação, mas também abrirá novas oportunidades para se destacar em um ambiente cada vez mais digital e orientado por IA.

Vejamos alguns aspectos importantes a serem considerados:

  • Redução do custo de produção de conteúdo: Com o avanço da IA, o custo de produção de conteúdo tende a diminuir, impactando diretamente as estratégias de palavras-chave dos buscadores.
  • Foco na qualidade do conteúdo: Com a proliferação de conteúdos gerados por IA, os algoritmos dos buscadores precisarão focar mais na utilidade e qualidade do conteúdo para garantir resultados relevantes aos usuários.

Saiba mais: Produção de conteúdo 2024: referências para posts autênticos

  • Produtos e conteúdos fidedignos e de qualidade: As empresas precisarão investir em produtos e conteúdos que sejam exclusivos, confiáveis e de alta qualidade para se destacarem em um ambiente dominado pela IA.

Leia também: Funil de Conteúdo: Como usar as redes sociais em cada etapa? 

  • Exigência de marca d’água em conteúdos feitos por IA:A necessidade de validar a autenticidade dos conteúdos, exigindo marca d’água em conteúdos gerados por IA, também deve ter um papel relevante na forma como os buscadores exibirão esses conteúdos nas pesquisas

Saiba mais: Imagens Geradas Por IA Serão Rotuladas pela META

Conclusão

Como você já sabe, o futuro da pesquisa online está sendo moldado pela inteligência artificial. 

Com o avanço dos chatbots, agentes virtuais e IA generativa, os buscadores tradicionais estão perdendo espaço para essas novas tecnologias. 

Para se manterem relevantes, as empresas precisarão investir em conteúdo de qualidade e em estratégias que levem em conta esse novo paradigma de busca online.

E você está preparando seu negócio?

Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o com seus conhecidos e continue acompanhando nosso blog para mais insights e informações atualizadas.

Aproveite e leia também outros conteúdos relacionados a este tema:

Crie sua conta GRATUITAMENTE usando o cupom acima!