Assinatura do Instagram: veja na prática como usar o recurso

Assinatura do Instagram: veja na prática como usar o recurso

por Erola

Publicado em 09 de fevereiro de 2023

Quem é criador de conteúdo digital já deve ter percebido que o serviço de pagamento mensal para obter acesso recorrente a produtos cresceu nos últimos anos. A assinatura do Instagram é um serviço semelhante e que tem como foco ajudar os produtores de conteúdo a monetizar o seu trabalho nessa rede social.

Já pensou que incrível seria ganhar dinheiro no Instagram publicando conteúdos de qualidade e que seus seguidores topariam pagar por eles? Como funciona, quem pode usar e se o recurso já foi liberado no Brasil são as dúvidas que esclarecemos neste artigo. Confira!

Como funciona a assinatura do Instagram?

A assinatura do Instagram foi lançada no primeiro semestre de 2022 e ainda está em processo de liberação para alguns criadores de conteúdo residentes nos Estados Unidos. Sim, ainda não foi implantada aqui no Brasil — e talvez por isso, pouca gente saiba da existência dessa ferramenta.

O recurso permite que influenciadores ofereçam até 5 tipos de conteúdo exclusivo para seus seguidores que pagarem por esse serviço. O preço da assinatura mensal é estipulado pelo criador de conteúdo e seus fãs podem contratar e cancelar quando quiserem. Também é possível comprar a assinatura de um perfil e presentear outro usuário do Instagram.

Conheça abaixo os tipos de conteúdos que podem ser oferecidos na assinatura do Instagram!

1. Selos para assinantes

O primeiro recurso da assinatura do Instagram que destaca quem comprou o serviço são os selos. Os assinantes recebem um selo roxo assim que se inscrevem e esse ícone aparece ao lado do nome de usuário (@) nos comentários do feed e nas mensagens do Direct.

Selo para assinantes no Instagram

2. Stories e Lives para assinantes

Esse recurso é bem semelhante à ideia artesanal de alguns perfis que usam o close friends (Amigos Próximos) do Story para vender infoprodutos ou informações especiais. Dá pra criar stories e lives exclusivas para os fãs de carteirinha.

Esses assinantes também são identificados com um ícone roxo ao lado do @ de seus perfis.

3. Bate-papos para assinantes

O Direct Message é um ótimo ponto de venda e já falamos aqui no blog os motivos. Na assinatura do Instagram o criador de conteúdo pode criar bate-papos exclusivos com até 30 assinantes. É a opção perfeita para compartilhar seus melhores momentos e insights com os assinantes.

4. Publicações e Reels exclusivos

Compartilhe conteúdo permanente na forma de publicações e Reels para assinantes. A ideia é expressar seu lado mais autêntico para seu público principal e oferecer valor instantâneo aos seus assinantes.

5. Página inicial do assinante

Pra facilitar a visualização do conteúdo exclusivo para assinantes, há uma aba exclusiva na página inicial do perfil do criador de conteúdo. Assim que os assinantes realizam o pagamento, eles acessam tudo o que está disponível no catálogo premium de conteúdos. 

Como ativar a assinatura do Instagram no seu perfil?

Em primeiro lugar é importante saber que a assinatura do Instagram ainda não chegou no Brasil e apenas um grupo seleto de perfis nos Estados Unidos possuem essa funcionalidade.

Em segundo lugar, estando a pessoa nos EUA, é necessário estar com a conta ativada no modo “criador de conteúdo”. Conta pessoal e conta empresarial não visualizam esse recurso, apenas podem se inscrever na assinatura de criadores.

A partir daí, se o Instagram convidar o perfil, a ativação deverá ser feita pelo painel profissional, nas configurações da conta.

Como assinar as atualizações de um perfil no Instagram?

O processo é parecido com uma compra online qualquer em que há preenchimento de informações de pagamento e aceite no final. Importante lembrar que o valor será debitado mensalmente no cartão do comprador. O cancelamento da assinatura deve ser feito no mesmo local.

Já que não temos como simular a criação de um serviço de assinatura do Instagram, encontramos o perfil de uma brasileira que mora na gringa e usa bastante o recurso — e este é o nosso exemplo para que você confira na prática o que relatamos aqui. O passo a passo e os prints são estes:

  • acesse o perfil do criador de conteúdo do Instagram;
  • se o perfil do creator tiver o botão Assinar, isso significa que ele ativou as Assinaturas;
  • toque em Assinar;
  • confira a tela com o preço do serviço e os benefícios do assinante.
  • toque em Assinar novamente;
  • siga as instruções que aparecerem na tela para concluir a compra.

Assinatura do Instagram da @thuamaro

Extra: enviar presente no Reels

Aparentemente, de acordo com as informações que encontramos na Central de Ajuda do Instagram, o recurso “Presentes” do Reels que permite que qualquer pessoa envie dinheiro para apoiar o trabalho de um criador de conteúdo, não faz parte da funcionalidade das assinaturas. Afinal, o pagamento é feito uma vez e nada mais é cobrado do seguidor dali em diante.

O envio de presente através do Reels está associado à compra de figurinhas com pontuações diferentes e, quanto maior a pontuação, maior o valor pago pelo seguidor. Bem semelhante ao Super Chat do YouTube e aos presentes do TikTok, não acha?!

Enviar Presentes do Instagram Gift

Ah! O Instagram Gift no Reels é parecido com os selos das Lives, que ficam disponíveis para compra durante um vídeo ao vivo do Instagram.

Quais as vantagens da assinatura do Instagram?

A principal vantagem da assinatura do Instagram é a conexão mais próxima do seguidor com o seu criador de conteúdo predileto. E para o creator, a vantagem principal é poder monetizar serviços ou conteúdos que ele disponibilizava em outros canais digitais, mas agora sem precisar dar algum link externo para seus seguidores concluir uma compra. 

Para o marketing digital, há algumas possibilidades de rentabilizar seus produtos já existentes como:

  • divulgar um produto no Instagram que será vendido exclusivamente para assinantes nos primeiros dias;
  • construir uma base de leads para futuros lançamentos de infoprodutos;
  • prestar mentorias ou consultorias em grupo;
  • publicar aulas e tutoriais gravados;
  • realizar sorteios ou desafios promocionais ao vivo.

Esses foram apenas alguns exemplos de ideias de conteúdos que podem ser monetizados com as assinaturas do Instagram. Tudo pode ser adaptado, melhorado ou remodelado de acordo com o nicho de atuação e calendário editorial do perfil do influenciador/criador de conteúdo. Perceba que pessoas de quaisquer profissões que tenham presença frequente no Instagram e com audiência cativa podem usar esse recurso.

Gostou da novidade? Conta pra gente nos comentários como você usaria a assinatura do Instagram pra rentabilizar seus conhecimentos! 

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma.