10 dicas de como ganhar dinheiro no Instagram

10 dicas de como ganhar dinheiro no Instagram

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 01 de setembro de 2021

A presença frequente de pessoas e empresas nas redes sociais levantou uma dúvida na cabeça de muita gente: como ganhar dinheiro no Instagram e demais mídias sociais aproveitando a popularidade desses canais para gerar mais renda financeira?

São várias oportunidades de renda financeira, desde grana extra para quem já tem um trabalho principal; oferta de prestação de serviços ligados à profissão social media ou criador de conteúdo, até o uso para divulgação exclusiva de infoprodutos (produtos digitais).

Neste artigo, vamos te mostrar algumas formas de ganhar dinheiro no Instagram e o que é necessário pra investir na que mais combina com seu perfil de atuação e os seus objetivos.

Selecione a conta comercial para começar

Antes de qualquer ação de vendas, pra saber como ganhar dinheiro no Instagram é essencial que sua conta seja da modalidade comercial, ou seja, uma conta de negócios. 

Com uma conta comercial, o usuário tem acesso aos insights, que são muito importantes pra avaliar as métricas de crescimento e engajamento do perfil e ter certeza de que está no caminho certo para ganhar dinheiro no Instagram. Além disso, as contas comerciais dão acesso às ferramentas de negócios da rede social, como o Instagram Ads e o Instagram Shopping.

Se a sua conta do Instagram ainda não é a empresarial, é só seguir este passo a passo:

  • Abra seu perfil;
  • Clique nas três barrinhas no canto superior direito e selecione Configurações;
  • Clique em Conta;
  • Selecione a opção Mudar para conta profissional;
  • Escolha uma categoria para o seu perfil (você pode escolher mostrar ou não a categoria no seu perfil depois);
  • Escolha suas opções de contato pra ficarem visíveis no perfil (se quiser), se vai conectar ou não a uma página do Facebook.

Como ganhar dinheiro no Instagram

Como ganhar dinheiro no Instagram

Depois, se quiser reverter o processo ou mudar o tipo de conta, é só repetir o passo a passo acima e clicar em “Mudar tipo de conta”.

Caso você escolha não conectar ao Facebook, o Instagram vai criar uma página sem proprietário pra você. Porém, lembre-se que o ideal é criar uma página comercial no Facebook por conta própria, bem organizada e sob o seu controle.

Quantos seguidores precisa ter pra ganhar dinheiro no Instagram?

Pode parecer que, pra conseguir fazer alguma renda no Instagram, você precisará primeiro ter milhares de seguidores no seu perfil, mas isso é bem relativo. O item principal que vai te ajudar a aprender como ganhar dinheiro no Instagram não é o número de seguidores, mas sim o relacionamento real com eles, proveniente dos seus conteúdos publicados. 

É preferível ter menos seguidores e um ótimo engajamento que gere interações, divulgação orgânica e conversões em vendas do que inúmeros seguidores “fantasmas”, que não consomem seu conteúdo. 

É por isso que ferramentas de automação ou compra de seguidores não são práticas bem vistas. Além do risco de ter o perfil banido pelo Instagram, a conta não teria resultados positivos com essa prática, já que esses seguidores não são válidos, ou seja, não são pessoas interessadas no seu conteúdo.

Como ganhar dinheiro no Instagram

Com a conta configurada corretamente para facilitar as suas futuras vendas, é hora de conferir 10 formas de fazer grana no Instagram.

1. Ser influenciador digital

O termo “influenciadores digitais” foi criado pra definir as pessoas que conseguem usar sua influência nas redes sociais para capitalizar, fechando parcerias com marcas com o intuito de fazer propagandas e indicações de produtos e serviços de acordo com a semelhança de valores, linha editorial e bandeiras defendidas.

Como dissemos, muitos acham que é necessário ter muitos seguidores para realmente ser considerado um influencer e ganhar dinheiro com isso. Há marcas, inclusive, que preferem fechar parcerias com os chamados micro influenciadores, por terem um público mais específico, uma temática segmentada.

Os principais pontos que você precisa investir se quiser se tornar um influenciador digital de sucesso são: engajamento e nicho. Focar em um nicho vai te dar mais autoridade na área e vai dar mais confiança pros seus seguidores, mostrando que você entende bem do que está falando e promovendo.

Escolha uma área ou tema que você se identifica e tem conhecimento prático. Pode ser sua área de atuação profissional ou um hobby como leitura, moda, artes etc. e compartilhe tudo o que você sabe de forma autêntica e generosa. 

Mesmo que seu número de seguidores não seja tão grande inicialmente, se as pessoas confiarem em você e se engajarem com o seu conteúdo, isso já vai te ajudar a fechar boas parcerias e realizar mais vendas através das suas dicas.

2. Participar de programa de afiliação

O comércio de afiliados é uma tendência de negócios que já vem crescendo nos últimos anos. De forma simplificada, seria revender produtos de outras pessoas ou empresas virtualmente, recebendo uma comissão a cada produto ou serviço vendido.

O Instagram fez questão de aproveitar a tendência pra agregar um recurso semelhante lançando o seu próprio programa de afiliados como mais uma possibilidade de monetização dentro da rede social. A ideia é que os usuários tenham seu espaço de revenda para recomendar produtos de terceiros para os seus seguidores, ganhando uma comissão sobre as vendas realizadas diretamente no seu perfil.

3. Criar conta comercial para divulgar seu negócio

O Instagram não precisa ser o seu principal negócio, mas ele pode ser o seu maior aliado e canal de comunicação para gerar mais vendas. 

Qualquer negócio, hoje em dia, que queira atrair mais clientes e ampliar seus resultados precisa investir nas redes sociais para divulgar seus produtos ou serviços e criar um relacionamento mais sólido com os consumidores. 

E o Instagram é uma ótima rede social para se conseguir isso já que, além de ter mais de 1,5 bilhões de usuários no mundo e 110 milhões só no Brasil, ainda oferece vários recursos que podem te ajudar comercialmente, sendo o principal deles o Instagram Shopping.

Se quiser saber como começar um negócio no Instagram do zero, confira nosso material gratuito sobre como criar um Instagram para negócios. Você aprenderá como ganhar dinheiro no Instagram ao montar um perfil com informações e conteúdos estratégicos. Aproveite!

4. Utilizar o Instagram Shopping

O Instagram Shopping é uma ferramenta que vai transformar o seu Instagram em uma verdadeira loja com catálogo, produtos etiquetados e links diretos para o seu canal de vendas — o que facilita bastante na hora de fechar negócios. 

Esse recurso é uma ótima opção para encurtar a jornada de compra entre os consumidores e os seus produtos, facilitando a divulgação do que você oferece. Também é vantajoso na hora de criar conteúdos falando sobre o que você vende, já que você pode aplicar seus produtos em situações da vida real; mostrar depoimentos; mostrar pessoas usando; e taguear o item mencionado nesses posts.

5. Usar um link na bio do Instagram

Se você vende através de um site e quer facilitar a conversão dos usuários em compras nesse site, usar um link na bio do Instagram também vai encurtar bastante essa jornada de compra. 

Caso tenha mais de uma url pra compartilhar ou queira destacar o link direto para produtos, coleções ou promoções, use um agregador de links para juntar todos em um único lugar. Recomendamos o Linklist, o agregador de links do Postgrain, que oferece plano gratuito e customizável pra você compartilhar seus principais links de venda e deixar a página com a sua cara.

6. Trabalhar como Social Media

Diante da necessidade das marcas terem uma presença digital forte através das redes sociais, o mercado para profissionais de social media não para de crescer e não faltam oportunidades de trabalho por aí.

As funções de um social media podem ser muitas, mas, em resumo, esse é o profissional que vai gerenciar as redes sociais de um negócio ou pessoa física de forma profissional, aplicando conhecimentos técnicos de marketing e vendas para impulsionar o crescimento do perfil e gerar bons resultados. 

Aproveite a procura em alta por esse tipo de profissional e invista na área, buscando conhecimentos sobre redes sociais, marketing digital, as oportunidades desse mercado e o dia a dia da profissão. Hoje em dia, existem muitas opções de cursos e conteúdos pagos e gratuitos pra te ajudar, além de ferramentas como gerenciadores de redes sociais que podem facilitar o trabalho de quem atua com vários clientes.

7. Dar consultoria de Instagram

Se você não quer trabalhar colocando a mão na massa diretamente ou tendo que cuidar das contas de vários clientes diferentes, é possível utilizar seus conhecimentos profissionais em redes sociais para prestar consultorias. 

Monte cursos ou consultorias sobre Instagram e venda-os para empreendedores, influencers e qualquer um que queira ter autonomia para gerir as próprias redes sociais de uma maneira profissional. Assim, você não precisa ficar responsável por planejar, criar e postar, mas pode ensinar as pessoas a fazerem isso por conta própria e de uma maneira estratégica para alcançar seus objetivos de negócios.

8. Criar filtros ou templates

Se você é designer profissional ou manda muito bem com ferramentas de edição e criação, por que não fazer dinheiro com isso no Instagram? Alguns designers têm feito isso com a venda de filtros de stories e Reels ou templates de posts

8.1. Filtros

O mercado de filtros é antigo no Instagram, já que muitos influencers e marcas buscam ter um filtro para chamar de seu e ajudar a propagar o próprio perfil e identidade. Além disso, os filtros também têm sido muito utilizados para promover campanhas, lançamentos, eventos etc. 

Qualquer um pode criar um filtro no Instagram com as dicas certas, mas, para os mais elaborados, nem todo mundo tem as habilidades necessárias. Por isso, é comum que procurem designers para fazer esse trabalho. Essas parcerias podem render um dinheiro legal e até mesmo virar uma especialidade do profissional. Crie um portfólio, mostre sua criatividade e comece a procurar por interessados. 

8.2. Templates

Todo negócio precisa de uma presença forte no Instagram, mas, como no caso dos filtros, nem todo mundo tem as habilidades ou tempo pra criar e manter uma identidade visual coerente. Pra suprir essa demanda de um jeito mais prático e acessível, alguns designers têm vendido templates prontos e editáveis para serem usados em posts e stories do Instagram.

A ideia é montar um pacote com alguns modelos “coringa” de templates que sirvam para vários tipos de post, como imagem única, carrosséis, com mais textos, apenas imagens etc. E, por ser no site Canva, fica mais fácil usar o pacote e personalizá-lo com a identidade visual da marca.

Se você tem essas habilidades, por que não investir na venda de templates? Dica: crie pacotes variados, com quantidades e tipos diferentes de templates pra que seus clientes tenham várias opções de preço para escolher. 

9. Vender no Close Friends (Amigos Próximos)

Embora a ideia inicial do Close Friends (ou Amigos Próximos) seja proporcionar interações dos usuários com seus melhores amigos na rede social, o recurso também é uma ótima opção pra quem quer ganhar dinheiro no Instagram!

Você pode oferecer mentorias personalizadas, aulas gravadas, conteúdos aprofundados e materiais ricos cobrando um valor único ou uma assinatura mensal pra quem quiser ter acesso mais direto com você.

Mas lembre-se: ofereça conteúdo de qualidade, informações úteis e conhecimentos válidos, que realmente justifiquem o preço cobrado. Caso contrário, as pessoas podem se sentir enganadas, desistirão de pagar pelo serviço e isso ainda pode manchar sua reputação.

10. Assinatura do Instagram

Poucos sabem, mas o Instagram tem um serviço de Assinatura, estilo clube para clientes ou fãs fiéis. A Assinatura do Instagram é uma funcionalidade de monetização de conteúdo exclusiva para as contas do tipo “criador de conteúdo” e até o momento não chegou ao Brasil (só tem nos Estados Unidos).

Essencialmente, o recurso oferece ao usuário assinante um selo especial ao lado do seu nome ao interagir com o perfil, conteúdo exclusivo e acesso a um canal de mensagens privadas com o dono do perfil. Percebeu que o Assinaturas parece ser uma resposta do Instagram ao uso do Close Friends como canal de venda? 

Agora que você já sabe como ganhar dinheiro no Instagram, temos também um vídeo bem interessante sobre o assunto de monetização de Instagram em nosso canal no Youtube. Dá o play no vídeo abaixo!

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma.