9 dicas de como ganhar dinheiro no Instagram

9 dicas de como ganhar dinheiro no Instagram

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 01 de setembro de 2021

A popularidade e constante evolução das redes sociais abriram portas pra várias novas oportunidades de renda. Seja como uma fonte de uma grana extra, como um profissional das novas ocupações que surgiram no mercado, como a de social media e criador de conteúdo, ou através do uso dessas plataformas para divulgar seus produtos e serviços, são várias as possibilidades de ganhar dinheiro nas redes sociais.

Nesse artigo, vamos te dar dicas e te mostrar como ganhar dinheiro no Instagram de 9 formas diferentes e tudo que você precisa saber pra investir na que mais combina com seu perfil e seus objetivos.

Conteúdo: 

Começando do começo: mude para conta comercial

Antes de qualquer coisa, se você quer ganhar dinheiro no Instagram é essencial que sua conta seja da modalidade comercial, ou seja, uma conta de negócios. 

Por que? 

Com uma conta comercial, o usuário tem acesso aos insights, que serão muito importantes pra você avaliar suas métricas de crescimento e engajamento e ter certeza de que está no caminho certo para ganhar dinheiro no Instagram. Além disso, as contas comerciais te dão acesso às ferramentas de negócios da rede social, como o Instagram Ads e o Instagram Shopping.

Se a sua conta ainda não é de negócios, primeiro de tudo, certifique-se de que seu perfil é aberto. Contas privadas não podem mudar pra modalidade comercial.

Depois, é só seguir o passo a passo:

  1. Abra seu perfil;
  2. Clique nas três barrinhas no canto superior direito e selecione Configurações;
  3. Clique em Conta;
  4. Selecione a opção Mudar para conta profissional;
  5. Escolha uma categoria para o seu perfil (você pode escolher mostrar ou não a categoria no seu perfil depois);
  6. Escolha entre Criador de conteúdo ou Empresa, de acordo com o que fizer mais sentido pra você
  7. Escolha suas opções de contato pra ficarem visíveis no perfil (se quiser) e se vai ou não conectar sua conta ao Facebook

Como ganhar dinheiro no Instagram

Como ganhar dinheiro no Instagram

Depois, se quiser reverter o processo ou mudar o tipo de conta, é só repetir o passo a passo e escolher “Mudar tipo de conta”.

Caso você escolha não conectar ao Facebook, o Instagram vai criar uma página sem proprietário pra você. Mas lembra que o ideal é que você já tenha uma página comercial no Facebook, bem organizada, com a sua cara e sob o seu controle.

Quantos seguidores preciso ter pra ganhar dinheiro no Instagram?

Pode parecer que, pra realmente conseguir tirar alguma renda do Instagram, você precisa primeiro ter milhares de seguidores no seu perfil, mas, na verdade, isso é bem relativo. O principal que vai te ajudar a ganhar dinheiro no Instagram não é o número de seguidores, mas sim o engajamento que você consegue gerar com os seus conteúdos. 

É preferível ter menos seguidores e um ótimo engajamento, que gere interações, divulgação orgânica e conversões em vendas do que milhares ou até milhões de seguidores “fantasmas”, que não consomem seu conteúdo. 

É por isso que ferramentas de automação ou compra de seguidores não são práticas bem vistas. Além do risco de ter o perfil ser punido ou até banido pelo Instagram, caso você “escape”, ainda assim você não teria resultados positivos com essa prática, já que esses seguidores não são considerados “reais”, ou seja, não são pessoas do público certo pro seu conteúdo, logo, não vão se interessar pelo que você posta. 

9 formas de como ganhar dinheiro no Instagram

Agora que você já converteu sua conta para uma conta de negócios e já sabe que não necessariamente precisa ter muitos seguidores para começar a investir e ganhar dinheiro no Instagram, confira 9 formas de conseguir renda na rede social:

1. Ser influenciador digital

O termo “influenciadores digitais” foi criado pra definir as pessoas que conseguem usar sua influência nas redes sociais para capitalizar, fechando várias parcerias com marcas pra fazer propagandas e indicações de produtos e serviços.

Como dissemos, muitos acham que é necessário ter muitos seguidores para realmente ser considerado um influencer e ganhar dinheiro com isso. Mas a verdade é que o número de seguidores por si só não significa nada. Inclusive, há marcas que preferem fechar parcerias com os chamados micro influenciadores, por terem um público mais específico.

Os principais pontos que você precisa investir se quiser se tornar um influenciador digital de sucesso são: engajamento e nichoFocar em um único nicho vai te dar mais autoridade na área e vai passar mais confiança pros seus seguidores que você entende bem do que está falando e promovendo. Escolha uma área ou tema que você se identifica (pode ser sua área de atuação profissional ou um hobby como leitura, moda, artes, etc.) e compartilhe conhecimentos e aspectos da sua rotina relacionados a isso até construir uma base sólida de seguidores.

Mesmo que seu número de seguidores não seja tão grande, se as pessoas confiarem em você e forem engajadas com o seu conteúdo isso já vai te ajudar a fechar boas parcerias e realizar mais vendas através das suas dicas.

2. Participar de programa de afiliação

O comércio de afiliados é uma tendência de negócios que já vem crescendo muito nos últimos anos. De forma simplificada, seria revender produtos de terceiros online, através de parcerias, para ganhar uma comissão em cima de cada produto ou serviço.

E o Instagram, como sempre, fez questão de aproveitar a tendência pra agregar um novo recurso à plataforma lançando o seu próprio programa de afiliados como mais uma possibilidade de monetização dentro da rede social. A ideia é que os usuários possam ter um espaço como o do Instagram Shopping para fechar parcerias de venda afiliada e recomendar produtos de terceiros para os seus seguidores, ganhando uma comissão sobre as vendas realizadas diretamente no seu perfil.

Em outro artigo do blog, explicamos tudo que você precisa saber sobre o Programa de Afiliados do Instagram e como funciona. É só clicar aqui pra conferir.

3. Criar conta comercial para divulgar seu negócio

O Instagram não precisa ser o seu principal negócio, mas ele pode ser o seu maior aliado e canal de comunicação para gerar mais vendas. 

Qualquer negócio hoje em dia que queira atrair mais clientes e ampliar seus resultados precisa investir nas redes sociais para divulgar seus produtos ou serviços e criar um relacionamento mais sólido com os consumidores. 

E o Instagram, por sua vez, é uma ótima rede social para se conseguir isso já que, além de ter mais de 1,5 bilhões de usuários no mundo e 110 milhões só no Brasil, ainda oferece vários recursos que podem te ajudar comercialmente, sendo o principal deles o Instagram Shopping, sobre o qual vamos falar no próximo tópico.

Se quiser saber como começar um negócio do zero um negócio no Instagram, confira nosso material gratuito e aprenda como montar seu perfil, criar uma estratégia de conteúdo e transformar o Instagram em uma ferramenta poderosa pro seu negócio.

Clique aqui e baixe gratuitamente 

4. Utilizar o Instagram Shopping

O Instagraconteudo.postgrain.com/instagram-para-negociosm Shopping é uma ferramenta que vai transformar o seu Instagram em uma verdadeira loja: com catálogo, produtos etiquetados e links diretos para o seu canal de vendas, o que facilita bastante na hora de fechar negócios. 

Esse recurso é uma ótima opção para encurtar a jornada de compra entre os consumidores e os seus produtos, facilitando com que as pessoas vejam o que você oferece. Também é uma vantagem na hora de criar conteúdos falando sobre o que você vende, já que você pode aplicar seus produtos em situações da vida real, mostrar feedbacks e pessoas usando e taguear o item mencionado, fazendo com que as pessoas já queiram comprar ali mesmo.

Leia também: Instagram Shopping: como criar uma Loja e marcar produtos [ATUALIZADO]

Como otimizar seu perfil e vender mais no Instagram Shopping

5. Utilize um link na bio

Se você vende através de um site e quer facilitar a conversão dos usuários em compras nesse site, utilizar um link na bio também vai encurtar bastante essa jornada de compra. 

Caso tenha mais de uma url pra compartilhar ou queira destacar o link direto para produtos, coleções ou promoções, use um agregador de links para juntar todos em um único lugar. O Linklist, o agregador de links do Postgrain, oferece opções gratuitas e customizáveis pra você compartilhar seus principais links de venda e deixar a página com a sua cara.

6. Trabalhar como Social Media

Diante da necessidade das marcas terem uma presença digital forte através das redes sociais, o mercado para profissionais de social media não para de crescer, e não faltam oportunidades de trabalho por aí.

As funções de um social media podem ser muitas, mas, em resumo, esse é o profissional que vai gerenciar as redes sociais de um negócio ou pessoa física de forma profissional, aplicando conhecimentos técnicos e práticos para impulsionar o crescimento do perfil e gerar mais resultados. 

Aproveite a procura em alta por esse tipo de profissional e invista na área, buscando conhecimentos sobre redes sociais, marketing digital e se informando sobre tudo que você precisa saber sobre o mercado e o dia a dia da profissão. Hoje em dia, existem muitas opções de cursos e conteúdos pagos e gratuitos pra te ajudar, além de ferramentas como gerenciadores de redes sociais que podem facilitar e muito seu trabalho pra lidar com vários clientes.

Aqui no blog, já demos inclusive dicas de como se tornar um social media, se especializar na profissão e conseguir clientes.

7. Dar consultoria de Instagram

Se você não quer trabalhar colocando a mão na massa diretamente ou tendo que cuidar das contas de vários clientes diferentes, você pode utilizar seus conhecimentos profissionais em redes sociais para prestar consultorias. 

Monte cursos ou consultorias sobre Instagram e venda-os para empreendedores, influencers e qualquer um que queira ter autonomia para gerir as próprias redes sociais de uma maneira profissional. Assim você não precisa ficar responsável pela parte de planejar, criar e postar, mas pode ensinar as pessoas a fazerem isso por conta própria e de uma maneira estratégica para alcançar seus objetivos pessoais. 

8. Criar filtros ou templates

Se você é designer profissional ou manda muito bem com ferramentas de edição e criação, por que não fazer dinheiro com isso no Instagram? 

Alguns designers tem feito isso com a venda de filtros ou templates. 

  • Filtros

O mercado de filtros já é uma realidade na rede social, já que muitos influencers e marcas buscam ter um filtro para chamar de seu e ajudar a propagar mais o próprio perfil e identidade pelo Instagram. Além disso, os filtros também têm sido muito utilizados para promover campanhas, lançamentos, eventos, etc. 

Qualquer um pode criar um filtro no Instagram com as dicas certas, mas, para os mais elaborados, nem todo mundo tem as habilidades necessárias. Por isso, é comum que procurem por designers para fazer esse trabalho, e essas parcerias podem render um dinheiro legal e até mesmo virar uma especialidade sua. Crie um portfólio, mostre sua criatividade e comece a procurar por interessados. 

  • Templates:

Todo negócio precisa de uma presença forte no Instagram, mas, como no caso dos filtros, nem todo mundo tem as habilidades ou tempo pra criar e manter uma identidade visual coerente. Pra suprir essa demanda de um jeito mais prático e acessível, alguns designers têm vendido templates prontos para posts no Instagram, os quais as pessoas podem editar no Canva e adaptar como quiserem.

A ideia é montar um pacote com alguns modelos “coringa” de templates que sirvam para vários tipos de post, como imagem única, carrosséis, com mais textos, apenas imagens, etc. E, por ser no Canva, fica mais fácil que qualquer pessoa que adquira o pacote saiba editar pra deixar mais a sua cara.

Se você tem essas habilidades, por que não investir na venda de templates? Dica: crie pacotes variados, com quantidades e tipos diferentes de template pra que seus clientes tenham vários opções de preço e estilo para escolher. 

9. Vender no Close Friends

Embora a ideia inicial do Close Friends (ou Amigos Próximos) seja proporcionar interações dos usuários com seus melhores amigos na rede social, o recurso também é uma ótima opção pra quem quer ganhar dinheiro no Instagram!

Você pode oferecer mentorias, aulas, conteúdos aprofundados e materiais ricos por lá cobrando um valor único ou uma assinatura mensal pra quem quiser ter acesso a tudo isso ou ao contato mais direto com você.

Mas lembre: ofereça um conteúdo de qualidade, informações úteis e conhecimentos válidos, que realmente justifiquem o preço cobrado. Caso contrário, as pessoas podem se sentir enganadas e não vão mais se interessar em continuar pagando pelo serviço, e isso ainda pode manchar sua reputação.

Qual dessa maneiras de ganhar dinheiro no Instagram mais te interessou?

Conta nos comentários em quais delas você pretende investir 🙂