Como encurtar link para o Instagram: vantagens e dicas de sites

Como encurtar link para o Instagram: vantagens e dicas de sites

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 09 de junho de 2021

Embora o Instagram já tenha ampliado suas opções de links clicáveis, quem usa a rede social para atrair os usuários pra um site, blog ou e-commerce sabe bem a falta que faz ter um link clicável no Feed pra facilitar esse acesso e incentivar o aumento do tráfego. 

Porém, existe um jeito de contornar essa dificuldade e tornar seus links mais acessíveis e atrativos pros seus seguidores, mesmo que eles não sejam clicáveis na legenda. Sabe como? Usando ferramentas pra encurtar seus links! 

O que é um encurtador de link?

Um link, ou URL, é o endereço que hospeda seu site ou te leva para qualquer página da internet. Infelizmente, nem sempre que geramos um link ele aparece de forma acessível ou fácil de decorar e, por isso, os encurtadores são uma ótima alternativa para se recorrer nesses casos. 

Os encurtadores de links são sites ou ferramentas que você pode usar pra diminuir qualquer URL sem alterar o destino daquele link, apenas deixando-o mais acessível e legível pros usuários.

Por que você deveria encurtar links

Pra te explicar por que você deveria encurtar links, vamos começar com um exemplo prático! 

Se o Postgrain compartilhasse na legenda do Instagram os seguintes links:

  1. postgrain.com/blog/post-carrossel-no-instagram-ideias-de-conteudo/
  2. bit.ly/postscarrossel

Qual deles seria mais provável de você acessar digitando manualmente no navegador?

Só com esse exemplo já podemos tirar alguns motivos que indicam porque encurtar links é uma ótima alternativa:

  • Fica mais simples de o usuário decorar pra digitar manualmente
  • Se torna bem mais fácil de memorizar
  • O link é compreendido com mais facilidade
  • Passa mais confiança do que um link muito longo, cheio de caracteres e palavras não identificadas

Além desses motivos que identificamos logo de cara, outra vantagem em usar ferramentas encurtadoras de links é que, a depender da ferramenta escolhida, você pode ter acesso a informações mais completas sobre os seus links e sobre quem clicou. Isso vai te permitir rastrear o número geral de cliques, o engajamento que uma postagem gerou, de onde são os usuários que acessaram sua URL, etc. 

Fora isso, você ainda pode customizar o endereço pra deixar mais a sua cara ou até incluir uma chamada para ação. Por exemplo, se o seu link leva direto pra uma conversa no WhatsApp com a sua marca, por que não encurtar e transformar a URL em uma frase como “/FaleConosco”?

5 sites com versões gratuitas pra encurtar links

 

como encurtar link para o instagram

 

O bit.ly é provavelmente o encurtador mais popular dessa lista, e também o que usamos aqui no Postgrain.

Apesar de ter um plano pago, a versão gratuita do serviço é bem ampla e oferece opções suficientes para os usuários. Entre os recursos liberados na modalidade free estão:

  • Encurtamento de até 10 mil URLs sem personalização
  • Criação de até 500 links personalizados
  • Rastreamento de links
  • Insights e dados demográficos sobre os visitantes do link

Pra encurtar, você não precisa criar uma conta no bit.ly, já que a plataforma deixa a ferramenta disponível logo na homepage do site. Mas, pra ter acesso aos demais recursos, é necessário criar um login (mesmo que gratuito). 

A TinyURL também é uma opção conhecida de encurtadores de links, mas oferece menos opções do que o bit.ly. Na versão free você pode:

  • Encurtar links
  • Personalizar seus links
  • Monitorar as 5 urls mais recentes que você criou

A ferramenta é ideal caso você queira algo mais direto ao ponto, já que ela não oferece tantos insights ou acompanhamento mais detalhado dos cliques na modalidade gratuita.

Essa é outra ferramenta simples pra quem procura apenas o básico para encurtar seus links. A vantagem é que o site está todo disponível em português, o que facilita a navegação pra quem não tem domínio do inglês. Eles também garantem a segurança e confiabilidade pros seus links.

Na versão gratuita, estão disponíveis:

  • Encurtamento de links
  • Monitoramento dos acessos
  • Links ilimitados

Infelizmente, o site não conta com a personalização das URLs. 

A Rebrandly também conta com uma versão gratuita e tem como diferencial o foco em personalização das URLs, pra que cada pessoa dê sua própria marca ao link. 

Nela, além de customizar o que vem depois da “barra”, como no bit.ly, você também pode criar até 5 domínios personalizados. Ou seja: dá pra editar o que aparece antes da barra também e ter um link curto e totalmente personalizado. 

Na versão grátis você pode: 

  • Encurtar links ilimitados
  • Rastrear até 5 mil cliques por mês
  • Criar até 500 URLs personalizadas 
  • E criar até 5 domínios personalizados pra sua marca
  • cutt.ly

O Cutt.ly não é muito diferente dos outros sites que indicamos nessa lista, mas seu diferencial é oferecer também a possibilidade de gerar QR Codes com seus links encurtados na plataforma.

Na versão gratuita é possível:

  • Criar até 3 domínios de marca
  • Encurtar links ilimitados
  • Monitorar as métricas dos seus links nos últimos 30 dias

Também não é preciso criar uma conta pra começar a usar, já que a ferramenta simplificada fica disponível na página inicial. 

Onde você pode usar um link encurtado

A principal dica que damos aqui é aproveitar o link mais curto pra chamá-lo nas legendas dos seus posts do Instagram, já que elas não são clicáveis. Mas também existem vários outros lugares em que pode ser vantajoso usar um link encurtado. Por exemplo:

  • No texto de uma imagem ou vídeo 
  • Na bio do seu perfil pra não precisar deixar lá uma url muito extensa
  • Em espaços com caracteres limitados, como no caso de posts no Twitter
  • Em anúncios
  • Em locais físicos como cartões de visita, outdoors, folhetos, uma etiqueta, etc.

Quer uma dica extra? Links encurtados são uma ótima alternativa pro “boca a boca”! 

Se você está conversando com uma pessoa casualmente e surgiu a chance de indicar o seu serviço, produto ou mostrar algum produto específico do seu site de vendas, facilita muito ter uma url simples de passar pras pessoas pra que elas memorizem e acessem depois 😉

Posso ser punido por usar links encurtados? 

Cuidados que você deve ter

No geral, não. Se você utilizar um site de confiança para encurtar seus links e se o endereço da URL levar para uma página confiável e segura para os usuários, não tem pra que se preocupar.

Mas vale o alerta pra ter cuidado com os links que você customiza! Preste bem atenção se a plataforma que você usou é de confiança e evite usar palavras maliciosas ou que possam ser interpretadas de forma errada. 

Também é super importante que você jamais “engane” seus usuários dando a entender que o link irá levar pra uma coisa e depois terminando em uma página que não tenha nada a ver com o que você prometeu.

Gostou das dicas?

Conta pra gente aqui nos comentários que encurtador de URL você usa!