Como as legendas curtas ajudam a reter a atenção do público e viralizar os Reels?

Como as legendas curtas ajudam a reter a atenção do público e viralizar os Reels?

por Stella Caroline

Publicado em 09 de outubro de 2023

Como as legendas curtas ajudam a reter a atenção do público e aumentam as chances de viralizar os seus Reels?

As redes sociais estão em constante evolução, assim como os hábitos de consumo na internet. O que era tendência ontem pode se tornar um “flop” amanhã, e o que parecia uma ótima forma de criar conteúdo, pode se mostrar não tão eficaz assim. É o caso das legendas, que eram — e ainda são — bastante usadas para explicar detalhadamente sobre alguns assuntos em perfis que trabalham com conteúdo. 

Mas se há alguns anos legendas grandes e informativas eram promissoras, agora não é mais tanto assim.

Antes, o “textão” era uma ótima forma de produzir conteúdo informativo, mas agora, a tendência é criar cada vez mais conteúdos enxutos e objetivos, de preferência, em vídeos, já que o comportamento do público também mudou.

Segundo a neurocientista Maryanne Wolf, essa mudança acontece porque estamos passando cada vez mais tempo nas telas, o que influencia na forma como nosso cérebro processa as informações. 

Se antes nós parávamos para ler um texto completo, agora, com a quantidade de conteúdos que somos bombardeados a todo instante, o hábito de escanear o texto em busca das informações mais relevantes se tornou constante. 

Então, se você quer aumentar as chances do seu público consumir seus conteúdos completos e não só passar o olho, apostar em legendas e vídeos curtos pode fazer toda a diferença. 

Para saber mais, continue a leitura!

Neste artigo, vamos explorar: 

  • Textão” é coisa do passado. Agora, a moda é vídeo e legendas curtas!
  • Como as legendas podem ajudar a reter a tenção do público no conteúdo?
  • Como o algoritmo do Reels influencia no poder de viralizar um conteúdo?
  • Exemplos de marcas que usam a estratégia de legendas curtas
  • Facilitando a criação de legendas curtas e criativas: 5 ferramentas que podem te ajudar!

“Textão” é coisa do passado. Agora, a moda é vídeo e legendas curtas!

Se você é da época do Orkut, deve lembrar que a rede social era bastante voltada para textos. Você podia fazer um depoimento enorme para compartilhar no perfil de um amigo ou interagir nas comunidades que também eram especialmente voltadas para compartilhar histórias e interagir a partir de textos.

Logo no começo do Facebook, a tendência continuou, mas com o passar dos anos e a chegada do Instagram, a coisa também foi mudando de figura. 

O Instagram já foi uma plataforma focada em compartilhar imagens estáticas, bem diferente do formato que conhecemos hoje. No entanto, ao longo dos anos, essa dinâmica foi mudando. As empresas encontraram a oportunidade de compartilhar conteúdos relevantes e informativos, e os criadores de conteúdo foram surgindo.

Com o “boom” do Snapchat, o Instagram aderiu aos stories, e com a ascensão dos vídeos, a rede foi adotando novos formatos, como o IGTV e, em resposta ao TikTok, o Reels. 

Leia também: Tópicos no Instagram Reels: como esse recurso pode ajudar a aumentar o alcance dos seus conteúdos?

Os vídeos também influenciaram na forma de consumir conteúdo, já que o público agora busca conteúdos mais curtos, objetivos e dinâmicos, que possam ser consumidos rapidamente e que mostrem o que ele precisa saber. 

Se antes as pessoas recorriam ao Google para ver o tutorial de como fazer algo ou acompanhavam uma legenda até o fim para saber de uma informação, agora elas procuram os vídeos. 

 Mas afinal, como as legendas podem ajudar a reter a atenção do público no conteúdo?

As legendas curtas ganharam destaque, pois complementam a experiência visual, ajudando a reforçar a mensagem do vídeo, resumindo o que está sendo dito ou a direcionando o espectador para uma ação específica.

Quando falamos do Reels, a ferramenta por si só, já não funciona tão bem com legendas grandes, já que o conteúdo fica oculto e, para ler tudo, você precisa clicar para expandir

Como o texto fica por cima do vídeo, isso pode prejudicar a leitura e fazer com que o usuário passe para o próximo reel sem pensar duas vezes.

Então, apostar em legendas curtas e caprichar no conteúdo do vídeo é essencial para garantir que seu público continue engajado. 

Leia também: Instagram 2023: 7 tendências pra sua marca acompanhar.

Como o algoritmo do Reels influencia no poder de viralizar um conteúdo?

Para entender como as legendas curtas podem impulsionar a viralização dos Reels, é fundamental compreender o funcionamento do algoritmo da plataforma. 

O Instagram valoriza conteúdos que mantêm os usuários engajados e retidos na plataforma, seja curtindo, compartilhando ou salvando e, atualmente, o Reels é considerado o melhor formato para alcançar novos públicos, justamente por ser um conteúdo curto e atrativo, o que pode fazer o usuário assistir o vídeo completo. 

Leia também: Engajamento nas redes sociais: Como calcular? [2023].

O sucesso foi tanto, que o Instagram dedicou uma aba no explorar, exclusivamente, para esse formato, aumentando ainda mais o potencial de alcance.

De acordo com a G2 Crowd, os vídeos nas redes sociais geram até 1200% mais compartilhamentos do que textos e imagens, mas para isso, o conteúdo precisa ser atrativo e a experiência do usuário tem que ser bem pensada. 

As legendas curtas permitem que o conteúdo visual seja o foco principal e não limitam o entendimento do assunto caso o usuário faça a leitura do texto completo. 

Elas servem como complemento, destacando pontos-chave do vídeo ou incentivando ações, como curtidas, comentários ou direcionando as pessoas para o link da bio.

Com poucas palavras, é possível transmitir uma mensagem clara e objetiva, o que é essencial em um mundo onde a atenção é disputada a cada segundo.

 Exemplos de marcas que usam estrategicamente as legendas curtas:

Para ilustrar como as legendas curtas podem ser usadas de forma direta e criativa em diferentes segmentos, aqui estão algumas marcas que usam bem essa estratégia:

 Duolingo

O perfil do Duolingo é um ótimo exemplo de marcas que conseguem inovar ao abusar da criatividade em seus conteúdos. Eles costumam manter a legenda curta, mas com um divertido e, ao mesmo tempo, provocativo. 

Print de um post do Duolingo no Instagram mostrando o exemplo de legenda curta explanado acima.

Grupo Editorial Record

O Grupo Editorial Record também se rendeu ao poder dos Reels e tem apostado muito nesse formato para produzir conteúdos. Na maioria das vezes, suas legendas são curtas e sempre tem uma pergunta para o usuário, estimulando a interação.

Natura 

Já a Natura aproveita o espaço da legenda para resumir em poucas palavras o que o usuário vai encontrar naquele vídeo. 

Além disso, outra coisa bem legal que a marca faz, é descrever o que está sendo mostrado no vídeo, um ponto importante a ser trabalhado para melhorar a experiência de usuários com deficiências visuais.

Post da marca Natura exemplificando o que seriam as legendas curtas de um post

Facilitando a criação de legendas curtas e criativas: 5 ferramentas que podem te ajudar!

Enquanto algumas pessoas não sabem quando parar de escrever, outras não sabem como começar, o que é totalmente normal. 

A boa notícia é que agora existem várias ferramentas e plataformas que podem ajudar a otimizar o processo de criação de legendas!

Além de ajudar a manter a constância na criação de conteúdo, principalmente para quem tem dificuldade em escrever, essas ferramentas também otimizam o tempo gerando legendas atrativas e que passam a informação da melhor maneira para o público. 

Confira algumas ferramentas que podem te ajudar:

Chat GPT

Plataformas de IA, como o ChatGPT, podem gerar sugestões de legendas com base no conteúdo do vídeo, poupando tempo e esforço na criação. Você também pode pedir para ele enxugar o texto que você criou ou deixá-lo mais criativo. 

Leia também: ChatGPT: 9 modelos de prompts para otimizar as interações.

Simplified

A plataforma Simplified oferece, entre muitas funcionalidades, um gerador de legendas para fotos e vídeos, tornando a criação de legendas curtas uma tarefa mais simples.

Apesar de ser totalmente em inglês, a ferramenta conta com um plano grátis, que pode ser uma boa opção caso você tenha certo domínio do idioma.

Hypotenuse AI

O Hypotenuse AI é outra ferramenta bastante interessante para trabalhar. Basta dar algumas palavras-chave, que a plataforma irá gerar a legenda. 

Além de possuir um gerador de legendas específico para o Instagram, ela conta com funcionalidades que permitem produzir artigos de blog e anúncios para o Google. 

StoryLab.ai

O StoryLab.ai também é uma ferramenta online de IA, que ajuda a gerar ideias de conteúdo e sugerir ganchos que podem melhorar o processo de escrita. 

Entre suas funcionalidades, a plataforma ajuda a diminuir ou aumentar o tamanho dos textos, além de criar, também, títulos e scripts

Como deu para perceber, as legendas curtas se tornaram uma tendência na criação de conteúdo para as redes sociais, especialmente no Reels.

Elas são a chave para reter a atenção do público e, consequentemente, impulsionar a viralização do conteúdo. 

E com a ajuda de ferramentas de geração de legendas que falamos acima, é possível simplificar o processo de criação e aproveitar ao máximo o potencial dessa estratégia.

 Você já conhece o Postgrain?

E já que estamos falando sobre otimizar a criação de conteúdos, por que não falar sobre como melhorar a forma de gerir esses posts?

Se você ainda costuma postar manualmente, sabe que com os compromissos, a rotina e a corrida do dia a dia, esquecer de compartilhar um post, pode acontecer de vez em quando. E, por isso, queremos te dizer que, o Postgrain, pode ser a ferramenta ideal para você!

Com a nossa plataforma, você consegue agendar os conteúdos, em todos os formatos, para entrarem no dia e na hora que você desejar, o que te deixa livre para focar em outras demandas e ajuda a manter a constância nas suas publicações!

Conheça todas as funcionalidades e teste grátis agora mesmo!