Como ver fotos arquivadas no Instagram

Como ver fotos arquivadas no Instagram

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 22 de novembro de 2021

Já quis apagar uma foto do Instagram mas ficou com medo de se arrepender depois? Ainda bem que hoje em dia temos a função de arquivar fotos na rede social. E olha que ela pode ser bem mais útil do que você imagina!

Continue lendo este artigo pra saber tudo sobre fotos arquivadas no Instagram. Além de tutoriais pra você arquivar, acessar e desarquivar seus posts na rede social, queremos te mostrar também como o recurso pode ser útil pra uma estratégia de marketing bem pensada!

O que é arquivar fotos do Instagram?

Sabe quando você não tem certeza se quer aquele post no Feed? O arquivamento de posts do Instagram serve justamente pra que você possa tirar aquela foto de lá sem precisar ter medo de se arrepender depois. Isso porque, ao invés de apagar a foto permanentemente, você pode “guardar” ela em uma pasta dentro do próprio app que só você tem acesso sem precisar excluir. Depois, se mudar de ideia e quiser trazer de volta, é só recuperar e ela volta exatamente pra onde estava no seu Feed!

No caso dos Stories, os posts arquivados funcionam de um modo um pouco diferente, mas a ideia é a mesma. Por lá, os Stories que completarem mais de 24h são automaticamente armazenados nessa pasta dentro do app, que fica visível somente pra você.

Apenas posts do Feed, Stories e Lives salvas ficam na pasta de itens arquivados. Os vídeos do Reels não contam com essa funcionalidade. 

Como arquivar fotos do Feed no Instagram?

Pra arquivar um post no Instagram, siga o passo a passo:

  1. Vá até seu perfil
  2. Escolha o post que você quer arquivar
  3. Clique nas três bolinhas no canto superior direito
  4. Toque em Arquivar

Como arquivar fotos no Instagram

E pronto! O seu post ficará arquivado e só você pode ter acesso a ele.

Como arquivar várias fotos de uma vez no Instagram?

Se você não quiser se dar ao trabalho de arquivar foto por foto, também é possível selecionar várias de uma vez só pra arquivar. Dá só uma olhada em como:

  1. Vá até seu perfil
  2. Vá no canto superior da tela e clique nos três tracinhos
  3. Selecione Atividade
  4. Clique em Fotos e vídeos
  5. Escolha Publicações
  6. Nessa tela, aperte em Selecionar e marque todas as fotos que você quer arquivar de uma vez
  7. Depois, é só clicar em Arquivar e pronto

Como arquivar Story automaticamente no Instagram?

Os posts do Story são arquivados automaticamente no seu perfil após 24h de postagem. A opção, geralmente, já vem ativada pelo próprio Instagram. 

Caso seus Stories não estejam ficando salvos automaticamente ou caso você queira parar de deixá-los nos itens arquivados, é possível mudar isso nas configurações.

Pra isso:

  1. Abra seu perfil
  2. Vá no canto superior da tela e clique nos três tracinhos
  3. Toque em Itens Arquivados
  4. Clique nos três pontinhos no canto superior direito da tela
  5. Vá em Configurações
  6. E selecione ou desative as opções mostradas na tela, de acordo com o seu interesse

Como arquivar posts no Instagram

Onde ficam as fotos arquivadas do Instagram?

Arquivou um post e quer saber onde encontrá-lo? Ou quer recuperar um Story antigo? Aqui vamos te mostrar onde ficam as fotos arquivadas do Instagram e como chegar até elas:

  1. Abra seu perfil
  2. Vá no canto superior da tela
  3. Clique nos três tracinhos
  4. Toque em Itens Arquivados
  5. Caso queira mudar entre Stories, Feed ou Lives, abra o menu e escolha entre:
    Arquivos de stories
    Arquivo de publicações (posts do Feed)
    ou Itens arquivados de streams ao vivo (Lives salvas)

Como ver fotos arquivadas no Instagram

Como recuperar fotos arquivadas do Instagram?

Depois de acessar a tela de Itens Arquivados, para recuperar uma foto ocultada é só fazer o seguinte:

  1. Na tela de Itens Arquivados, escolha o post que você quer recuperar
  2. Ao abrir o post, clique nos três pontinhos no canto superior direito
  3. Toque em Mostrar no perfil

Como ver fotos arquivadas no Instagram

Se você clicar em “Excluir”, a publicação será movida para a sua pasta de Excluídos recentemente, por onde ficará disponível por mais 30 dias só pra você. Depois desse prazo, o post é excluído permanentemente. Se quiser apagar a foto de forma definitiva antes dos 30 dias, vá nessa pasta e clique em excluir novamente.

Como arquivar todas as fotos do Instagram de uma vez?

Essa opção seria um sonho pra quem quiser recomeçar do zero no Feed, né? Mas, infelizmente, o Instagram ainda não oferece esse recurso de arquivar todas as fotos de uma vez. O jeito é ir mesmo de uma por uma, até terminar tudo. 

Se esse for o seu plano, vá apagando aos poucos e começando das mais antigas caso não queira que ninguém perceba que seu Feed está “sumindo”. Mas, se você tiver muitas fotos e der trabalho chegar atéee lá embaixo, talvez seja melhor fazer o caminho contrário e começar pelas mais recentes ?

Quando e por que arquivar um post no Instagram?

A resposta pra essas perguntas na verdade é muito simples: quando você quiser.

Se cansou de uma foto, não tem mais certeza se gostou de como você saiu naquele vídeo ou se a imagem não está combinando com o seu Feed, é só arquivar! Simples assim. 

Mas, existem alguns casos mais específicos em que essa funcionalidade pode ser bem útil para perfis de marcas ou criadores de conteúdo, e aqui vamos trazer o exemplo de 4 pra te inspirar em futuras ações ou campanhas especiais.

1. Gerar antecipação e despertar curiosidade

Você está prestes a fazer um grande lançamento e quer gerar curiosidade no seu público? Sumir com todos os seus posts pode ser uma ótima forma de criar suspense e deixar todo mundo ansioso pro que vem por aí. 

Foi o que Taylor Swift fez em 2017, em uma jogada de marketing bem interessante pra lançar seu álbum Reputation. Um pouco antes de começar a divulgação da nova era, a cantora sumiu com todas as fotos do seu Instagram (e de todas as redes sociais), pra pouco tempo depois começar a fazer misteriosos posts com pistas sobre o lançamento, gerando uma enorme expectativa.


Taylor não chegou a recuperar suas fotos depois disso – visto que o recurso só foi lançado depois – mas é uma ótima inspiração sobre como aproveitar a novidade pra trabalhar o sentimento de antecipação no público! 

2. Criar uma narrativa

O segundo case que vamos citar aqui também despertou muita curiosidade e expectativa nas pessoas, mas o mais interessante foi a forma em que a estratégia de marketing conseguiu reforçar uma narrativa com o arquivamento das fotos no Instagram.

Em 2019, a atriz Blake Lively misteriosamente arquivou todas as fotos do seu Instagram e até mesmo parou de seguir o perfil do marido na rede social, o que chamou atenção de muita gente. Mais tarde, descobrimos que tudo não passava de uma ação de marketing para o filme A Simple Favor, que seria lançado em breve. No filme, a personagem interpretada por Lively desaparecia misteriosamente e sem deixar rastros, o que tinha tudo a ver com a proposta de “sumir do mapa” no Instagram. 

Esse é mais um exemplo criativo de como o recurso pode ser útil em uma ação bem pensada para promover um produto, serviço ou lançamento, como foi o caso da atriz.  

3. Reorganizar o Feed

Você não precisa de um grande motivo pra arquivar suas fotos do Instagram. Uma simples organizada no Feed já é motivo suficiente para aproveitar a funcionalidade. 

Se você quer transmitir algo mais específico com o seu perfil, deixá-lo mais organizado visualmente ou simplesmente cortar aqueles posts que parecem estar “poluindo” o conjunto, aproveite o recurso de arquivar fotos pra ir “escondendo” seus posts e avaliar como deixar seu Feed organizado 😉

4. TBT

No caso dos Stories, os posts arquivados são aqueles Stories que já completaram 24h e “sumiram” pros seus seguidores. Você pode recuperá-los facilmente pra fazer um #tbt (o famoso throwback thursday) e relembrar momentos antigos ou algum dia especial.

Escolha temas ou alguma data pontual e junte vários Stories daquele dia ou assunto pra criar um Destaque no seu perfil usando itens arquivados. 

Muitas pessoas e marcas também usam esse recurso pra fazer uma retrospectiva de fim de ano, já que o Instagram permite a visualização dos Stories arquivados num calendário e o compartilhamento de cada um deles com a data em que foram postados.

​​Arquivar uma foto prejudica o engajamento no Instagram?

Uma dúvida muito comum é se o arquivamento de posts no Instagram pode prejudicar o engajamento e o alcance do seu perfil. 

Não existe uma resposta oficial da rede social, mas uma coisa podemos garantir: se você arquivar um post recém postado (seja pra corrigir algo na legenda, reorganizar o Feed, etc.), certamente o seu engajamento e alcance podem ser prejudicados, pois a entrega do post será interrompida enquanto ele estiver arquivado.

Por outro lado, se você estiver arquivando publicações mais antigas do seu perfil, isso não deve prejudicar mais em nada o seu conteúdo! Afinal, ele já não estava sendo mais entregue mesmo pela rede social no Feed dos seus seguidores.

Viu como arquivar fotos no Instagram pode ser útil? Conta pra gente que outros cases interessantes de arquivamentos de posts você conhece ou pensou!

Agende mais posts no Instagram em menos tempo com o Postgrain. Faça um teste grátis por 7 dias.