Como criar logo da sua marca de forma gratuita

Como criar logo da sua marca de forma gratuita

por Erola

Publicado em 25 de outubro de 2022

Uma dúvida muito comum dos profissionais autônomos e de pequenos empreendedores é como criar logo para seus negócios. Eles querem uma imagem que simbolize a essência dos produtos/serviços que oferecem, já que isso contribui com o seu posicionamento de marca no mercado. 

Cada dia que passa, as pessoas usam a internet pra buscar quase tudo o que precisam. Nessa avalanche de informações que elas encontram, a sua marca está visualmente preparada pra chamar a atenção delas? Vem descobrir!

O que é logo e logotipo?

Você vai encontrar diversas explicações teóricas por aí sobre os dois termos, caso queira ir a fundo no universo do design. Porém, como o intuito deste artigo é te orientar a botar a mão na massa, a gente prefere a praticidade desta definição:

  • logo é o símbolo, a imagem escolhida para caracterizar uma marca;
  • logotipo é a forma única que você escolheu para escrever o nome da sua marca (tipografia, símbolos e cores específicas).

Lembra das três linhas da Adidas? Esse é o logo da marca. Lembra também que o nome da empresa acompanha esse logo em muitos produtos e tem uma fonte (estilo das letras) bem único? Esse conjunto é o logotipo.

Logo e logotipo da Adidas

Logotipo da Adidas presente no tênis Superstar

O que você precisa saber antes de criar logo da sua marca

A seguir, vamos te mostrar quais as etapas básicas para avaliar a escolha de um logo. Se você tiver a habilidade de desenhar ou mexer em programas de edição gráfica, pode testar o desenvolvimento do seu.

Entretanto, ressaltamos que o profissional ideal para criar logo de uma marca é o designer. Ele é habilitado para fazer o trabalho completo de pesquisa de público, avaliação de elementos gráficos, além de estudos referentes à psicologia das cores, composições, conceitos visuais e outras análises.

Faça uma pesquisa completa

O primeiro passo é estudar seu próprio produto ou serviço pra entender qual o objetivo dele no mercado e qual necessidade do público ele atende. Liste objetos, símbolos e imagens que representem isso. A ideia é imergir visualmente em materiais que têm relação direta com o produto ou indireta (resultado que o produto traz).

Selecione também algumas empresas para pesquisar como elas transmitem esses pontos-chave (missão e objetivo) em sua marca. Leia a história do negócio de cada uma delas e observe seus elementos visuais nos materiais publicitários.

Busque referências dos concorrentes

Olhar para a concorrência é uma tarefa estratégica de marketing, vendas e design também. Escolha algumas empresas que vendem o mesmo tipo de produto que você e verifique em seus logos e conceitos de marca estes 3 pontos:

  • forte — o que se destaca de positivo e combina com seu posicionamento;
  • fraco — pontos negativos, informações confusas, baixa qualidade visual etc.;
  • oportunidades — o que você pode fazer de diferente que nenhuma delas ainda fez.

Conheça sua persona

A persona é a definição do seu cliente ideal de acordo com as características comportamentais dele em relação ao seu produto, ou seja, a descrição detalhada do público-alvo. Na prática, definir uma persona se resume em listar:

  • dores — problemas enfrentados que seu produto soluciona;
  • crenças — tudo o que seu público acredita de positivo e negativo em relação às “dores”;
  • desejos — benefícios que o público quer conquistar e seu produto pode entregar.

Confira as tendências de marcas

Assim como os humanos, as marcas mudam com certa frequência para se adequar às novas tecnologias, estilos de design ou aprimoramento mesmo. O Instagram, por exemplo, fez a atualização visual de sua logo no decorrer dos anos, inclusive em 2022.

Procure por sites dedicados a trabalhos de design, como o Behance; faça pesquisas no Google sobre o assunto (através de fontes confiáveis); e observe quais aspectos estão sendo usados por grandes marcas do mercado.

Pense no conceito e mensagem do seu logo

Qual transformação o seu produto/serviço gera para as pessoas? O que ele proporciona? Qual problema ele resolve? Ter essas respostas é fundamental para definir a mensagem que seu logo deve transmitir pro público. Além disso, um bom conceito de marca ajuda a criar também um bom planejamento de conteúdo para redes sociais. 

4 sites para criar logo grátis

Hora de colocar a mão no teclado e criar os primeiros esboços da sua logo!

1. Canva

O Canva é o editor de imagem queridinho de muitos social media, portanto é o primeiro dessa lista. Sua fama se deve a praticidade e simplicidade em adaptar diversos modelos de layout de maneira gratuita: posts de rede social, banners, apresentações, currículos e, claro, logo.

Página do site Canva e modelos de logo

2. Adobe Express

O antigo Adobe Sparks agora se chama Adobe Express, mas mantém as mesmas funcionalidades de criação de gráficos, posts pra redes sociais, vídeos e animações com acesso a milhões de modelos, imagens, ícones e efeitos. 

Página do site Adobe Express, antigo Adobe Sparks

3. Tailor Brands

Semelhante ao Canva, o site Tailor Brands também conta com diversos modelos editáveis de logo. A diferença é que pra começar a criar logo nesse site o usuário responde um curto formulário sobre o seu objetivo com o logo, segmento do produto, tipo de imagem deseja. 

Parecido com um quiz, no final o resultado gerado exibe a logo criada automaticamente e algumas formas de usá-las em alguns materiais.

Site Tailor Brands permite criar logo grátis

4. Criador de logo Wix

Semelhante aos sites anteriores, o criador de logo do Wix segue o mesmo esquema de personalização dos demais ao oferecer modelos customizáveis e a possibilidade de alterar a fonte, cor, tamanho, texto; além de acrescentar outros elementos que se adequem à sua marca. 

Criador de logo gratuito do Wix

Criar logo pra sua marca é uma etapa que deve ser feita com bastante pesquisa. Por isso, os tópicos mostrados aqui são fundamentais pra iniciar esse estudo e fazer seu primeiro esboço, gratuitamente, por conta própria. Se você já começou a vender, quer colocar sua logo na foto de perfil do Instagram e no seu site, mas ainda não pode pagar um designer pra desenvolvê-lo, teste as dicas que demos. Comece com o que tem, melhore no caminho.

Bora entra em ação? Aproveite também pra ler um artigo complementar sobre paleta de cores. Bom trabalho!

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma.