4 sites de paleta de cores para Instagram: descubra a sua!

4 sites de paleta de cores para Instagram: descubra a sua!

por Erola Araújo

Publicado em 05 de julho de 2022

Quando se pensa em criar um perfil profissional ou comercial no Instagram, logo vêm as dúvidas sobre como organizar o feed pra deixá-lo bonito, quais temas devem ter os posts e como escolher uma paleta de cores para Instagram. Para encontrar essas respostas, é preciso investir no planejamento de conteúdo e estudar a fundo o marketing digital.

A escolha das cores que vão compor o visual do perfil faz parte da estratégia de identidade visual da marca. Essas cores devem ser inseridas nos diversos tipos de posts, assim como na foto do perfil do Instagram.

Se você deseja entender o que é uma paleta de cores e como escolher a melhor opção para seu Instagram, este post é pra você. Confira a seguir!

O que é uma paleta de cores?

Uma paleta de cores é um conjunto de cores que mantêm harmonia entre si e causam sensações intencionadas para determinada finalidade, ou seja, a combinação das cores foi planejada para transmitir determinado valor, sentimento ou ideia. É utilizada nas mais diversas áreas pra criar produtos ou serviços atrativos, como a moda, o design, a arquitetura e até a confeitaria.

Inclusive, já fizemos um post aqui no blog mostrando como o mercado de moda pode aproveitar o Instagram para despertar desejo e aumentar vendas. A paleta de cores nesse segmento pode ir além das cores da marca e usar as cores das coleções, por exemplo.

Por que pensar numa paleta de cores para sua conta no Instagram?

A paleta de cores para Instagram está associada diretamente à identidade visual de um negócio e tem como ponto de partida as cores de sua marca. Se o perfil é de um profissional autônomo que deseja melhorar seu marketing pessoal e que ainda não definiu esses elementos, não tem problema definir uma paleta provisória. O ideal é que seja uma escolha fundamentada nos significados das cores e características que se deseja transmitir para as pessoas (falaremos sobre isso no próximo tópico).

Essa definição é importante porque o primeiro contato que os usuários têm com um perfil no Instagram é visual (cores, elementos, formas etc.) e ele é um dos principais responsáveis por gerar a identificação com a marca. A harmonia de cores e suas combinações precisa refletir o valor, a qualidade e credibilidade que a empresa pode oferecer para seus consumidores.

Como escolher sua paleta de cores para o Instagram

Uma paleta de cores para Instagram deve ser escolhida de maneira estratégica. Para isso, os passos principais são a definição da identidade da marca e a pesquisa dos significado das cores.

Para a identidade da marca, liste os adjetivos que descrevem a essência e propósito dela, as características que fazem parte da sua personalidade e a distingue das demais. Eles devem estar refletidos em toda a comunicação para que os usuários identifiquem com facilidade de qual marca se trata.

O outro ponto a considerar — e essencial nesse caso — é estudar os fundamentos da psicologia das cores para entender os significados mais comuns das cores e como elas podem ser associadas às marcas. Apesar disso, não existe regra ou significado universal para as cores. Observe todo o contexto do produto/serviço, as tendências do mercado e o sentido cultural que ela carrega. 

Com uma paleta de cores definida, fica fácil aplicá-la em seus próprios modelos de posts ou em templates padronizados. Nós criamos 5 templates gratuitos e que você pode customizar da maneira que preferir para deixá-lo com a cara da sua marca. Clique no banner abaixo para fazer o download!

Templates gratuitos do Canva pra organizar seu Feed do Instagram

Ferramentas para criar uma paleta de cores para Instagram

Pra criar uma paleta de cores para o feed do Instagram, há diversas ferramentas online que analisam a cor primária (principal) e a cor secundária da sua marca. Explore todos os tons, desde os mais vibrantes até os mais suaves.

Os tipos de combinações das cores primárias e secundárias podem envolver:

  • combinação análoga: a cor principal apresenta variantes que estão próximas, bem vizinhas no círculo cromático, gerando pouco contraste.

Combinação de cores análogas paleta de cores

(Fonte: reprodução do site JDV)
  • combinação complementar: são cores opostas à cor primária dentro do círculo, que criam efeitos de alto contraste, com tons bem vibrantes e coloridos.

Combinação de cores complementares paleta de cores

(Fonte: reprodução site Gráfica Cartex)
  • combinação monocromática: é o uso de uma cor primária em diferentes tonalidades, como no caso das variações da cor azul.

Combinação de cores monocromáticas paleta de cores

(Fonte: imagem reprodução site Prego e Martelo)

1. Adobe Color

O Adobe Color é um gerador de paleta de cores gratuito e bem fácil de utilizar que oferece três possibilidades de gerar paleta de cores: disco de cores (inserindo código da cor), extrair tema (detecta as cores de uma imagem) e extrair gradiente (também de uma imagem selecionada).

O Adobe Color permite usar os temas de cores salvos em produtos da Adobe, como o Photoshop e o Illustrator, por meio do painel de temas do Adobe Color ou das Bibliotecas da CC que estão integradas a esses programas.

P.S.: a empresa Adobe é a marca detentora do aplicativo queridinho de muitos social media, blogueiros e influenciadores digitais: o Adobe Lightroom. Você já testou? Aproveite para ler o nosso post sobre como ter um feed organizado com o Adobe Lightroom e nos conte nos comentários como foi a experiência. 😉

2. Khroma

Está com mais de uma opção de combinações de cores para o seu perfil no Instagram e não sabe como escolher? Você pode adicionar todas elas no Khroma e deixar que a inteligência artificial do site filtre as melhores opções. Só tem um detalhe que vai exigir mais tempo e paciência: é preciso selecionar 50 cores para receber o resultado da paleta de cores.

Para obter melhores resultados, escolha uma ampla variedade de matizes, valores e saturações. Quanto maior a variedade, mais combinações possíveis o Khroma exibirá. Ah! Ele também é gratuito.

3. Shutterstock Colors

Centenas de combinações de cores, esquemas e paletas: é essa a proposta do Shutterstock Colors, uma ferramenta gratuita do renomado site de banco de imagens, vídeos e músicas — o Shutterstock. 

O site fornece uma galeria de cores pré-definida e dentro delas são mostradas as combinações monocromática, análoga, contrastante e tríade. É possível pesquisar por fotos no banco de imagens da Shutterstock que contenham a cor selecionada na paleta de cores. Visualizar a utilização das cores em fotos ajudará a ter ideias para a sua marca e, quem sabe, ter ideias de conteúdos pro seu perfil no Instagram.

4. Coolors

Outra ferramenta gratuita de paleta de cores — e bastante popular — é a Coolors. Com ela é possível gerar ou navegar por lindas combinações de cores para aplicar em seus designs, criar uma paleta de gradiente entre duas cores e até extrair as cores das imagens de sua preferência.

Um recurso bem interessante da Coolors é o Color Contrast Checker (verificador de contraste de cores). Ele calcula a taxa de contraste das cores do texto e do seu plano de fundo. Se a cor do texto não ficar legível (fácil de ser lido em qualquer dispositivo) com a cor de fundo, uma nota e classificação é atribuída a essa combinação e você pode testar, na mesma tela, qual cor ficará melhor.

Viu só como é prático criar uma paleta de cores para Instagram? Podemos resumir que a definição dessas cores deve compreender a união de estudos sobre marketing, identidade visual de marcas e significado das cores. Portanto, não escolha as cores por motivo de gosto pessoal ou sem entender se elas estarão de acordo com o posicionamento de marca pretendido.

Curtiu as ferramentas que indicamos? Então, aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais e marcar a gente pra ajudar outras pessoas a conhecê-las.

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma.