Como descobrir as músicas em alta no Instagram

Como descobrir as músicas em alta no Instagram

por Erola

Publicado em 12 de setembro de 2022

Depois que vídeos publicados como Reels foram definidos como formato único para esse tipo de mídia, músicas em alta no Instagram passaram a ser mais exploradas. Os usuários da plataforma foram desafiados a explorar a criatividade nos seus posts e aproveitar esse formato, se quiserem obter mais engajamento.

Para melhorar o alcance dos perfis dentro do aplicativo, o jeito é inovar o modo de se comunicar, pois o app está priorizando mais vídeos do que imagens.

Quem produz vídeos, mas não quer colocar a própria voz como áudio desse conteúdo, usar músicas em alta no Instagram é uma ótima solução. Você sabe como encontrá-las? Confira a seguir!

Como as músicas em alta no Instagram ajudam na sua estratégia?

Ouvir música é entretenimento para a maioria das pessoas, mas pode ser fonte de relaxamento, inspiração ou concentração. Dentro de um planejamento de conteúdo para Instagram, a inclusão de música nas publicações ou até pôr música na bio contribui para a construção de identidade da marca e posicionamento na mente das pessoas.

Seja para assuntos sérios ou pra posts descontraídos, a escolha de músicas que estão em alta no Instagram pode combinar com a mensagem que uma marca deseja aliar à necessidade de sua audiência.

Agende mais posts no Instagram em menos tempo com o Postgrain. Faça um teste grátis por 7 dias.

Crie sua conta agora e GANHE 30 dias GRÁTIS com o cupom POSTBLOG para testar o Postgrain

Sem contar que essa estratégia beneficia o alcance do perfil dentro do Instagram, ou seja, proporciona a aparição na lista de perfis que usam determinado áudio/música. Além da visibilidade para pessoas que não são seguidoras do perfil, outro benefício é o aumento da possibilidade de aparecer no Explorar (a página geral de publicações de todos os usuários da plataforma).

Descobrindo as músicas em alta no Instagram pelo “Explorar”

A área de exibição e pesquisa de conteúdos de diversos usuários do Instagram, também chamada de Explorar, está localizada no ícone da lupa, na barra de menu inferior do aplicativo. Nela encontramos as publicações do Feed e vídeos do Reels que são sugeridas pelo próprio Instagram, com base nas suas interações — curtidas, comentários, compartilhamentos, perfis seguidos.

É do Explorar do Instagram que o app mostra também os conteúdos que estão em evidência na rede social, mesmo que você não os siga. Então, fique de olho nessas sugestões, pois pode haver música numa foto do Feed ou num Reels de quaisquer modelos (de imagem ou vídeo).

Como as músicas do Instagram aparecem no Explorar

Encontrou uma música bacana e quer usar no seu Feed ou Reel? Basta clicar no nome dela e depois em “Usar áudio”.

Tela mostrando onde salvar ou usar áudio do Instagram em seus posts

Descobrindo as músicas em alta no Instagram pelo Reels

Pelo Reels, são duas opções para descobrir músicas em alta no Instagram. A primeira é navegando pelo menu desse formato de post, que fica localizado na barra inferior do aplicativo. A busca é manual, então ouça o que for sugerido e salve as sugestões que mais te agrada.

Note que alguns Reels virão acompanhados de uma seta para cima (↗) ao lado da música/áudio utilizado no vídeo. Esse símbolo significa que o áudio está em uso crescente no momento e aponta uma tendência de se tornar viral ou popular.

Seta pra direita indicando áudio em alta no Instagram

A segunda opção pra saber quais as músicas “do momento” no Instagram é simular a criação de um novo Reels. Faça assim:

  • abra a tela de criação de Reels;
  • clique no símbolo musical (♫) na barra de recursos para edição do vídeo;
  • verifique na lista “Para você”, “Lançamentos” ou “Áudio original” os áudios mais utilizados pelos usuários e a atual quantidade de usos.

Coleção de músicas do Instagram no Reels, Story ou Feed

Como saber as músicas em alta pelo site Tokboard?

Usuários comuns, social media e demais profissionais do ramo digital sabem que Reels e TikTok tem suas semelhanças. É muito comum um estilo de vídeo bombar primeiro no TikTok pra depois se espalhar pelo Instagram (as famosas trends). É desses vídeos do concorrente do Instagram que estão as músicas ou áudios mais populares na internet. 

Pra saber quais músicas são essas, vá até o site Tokboard e confira a lista do que está no topo das preferências dos tiktokers. Se curtiu alguma delas, basta copiar o nome da canção na barra de pesquisa de músicas do Instagram (pode ser pelo sticker do Story, Reels ou Feed).

Tokboard página inicial com as músicas em alta no TikTok

Quais as regras para usar músicas no Instagram?

De acordo com a Central de Ajuda do Instagram, o uso de música no app é incentivado, desde que não infrinja direitos autorais dos detentores do áudio. As orientações para fazer uso livre dessa mídia são:

  • usar pequenos trechos das músicas, pois quanto maior a quantidade de faixas inteiras nos vídeos, maior será a probabilidade de que ele seja barrado (silenciado ou bloqueado, por exemplo);
  • criar clipes de música menores (aposte no uso de até 90 segundos, o limite atual do Reels);
  • inserir um componente visual no vídeo, pois não deve ter apenas áudio gravado como objetivo principal.

Viu como é simples procurar e usar músicas em alta no Instagram? Use essa pesquisa pra se inspirar na criação dos seus conteúdos, adaptando o que outras pessoas estão fazendo com esses áudios mais populares. Além disso, usar áudios que estão bombando faz com que um conteúdo apareça na lista de vídeos que utilizaram ele. É mais visibilidade para o seu perfil e maiores chances de gerar engajamento com usuários que ainda não te seguem.

Falando em áudio, você já baixou um story com som pro seu celular e o vídeo não veio completo? Saiba como baixar Story do Instagram com música pelo celular ou PC!

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis por 30 dias usando o cupom POSTBLOG e aproveite todos os recursos da nossa plataforma.