Você posta mais vídeos ou fotos no seu Instagram? A novidade, em andamento desde julho, é que todos os vídeos serão publicados como Reels. Se você ficou sabendo dos testes com o feed em tela cheia, já sacou que a empresa está dedicada a priorizar o formato audiovisual, em vez de focar nas imagens estáticas como era a ideia principal do app.
Diante de tantas mudanças do Instagram em 2022, entendemos a aflição dos social media e dos profissionais que divulgam seu trabalho por meio do app. Até a Kim Kardashian revelou o seu descontentamento com a rede. O que podemos fazer é se adaptar e se reinventar.
Quer se preparar para o que vem por aí? Entenda agora como ficará o Instagram quando todos os vídeos virarem Reels!
O que é Reels e como funciona?
O Reels é um formato de publicação substituto do antigo Cenas do Instagram Stories, com foco em vídeos curtos e efeitos dinâmicos. Com o crescimento acelerado do TikTok nos últimos anos, o Reels foi planejado para competir com essa plataforma exclusiva de vídeos rápidos.
Suas principais características envolvem vídeos publicados com:
- duração mínima de 15 segundos;
- inserção de música do Instagram Music;
- uso do áudio de Reels de outros perfis;
- importação do áudio de vídeos presentes na galeria do celular do usuário;
- efeitos especiais, stickers, texto e desenho manual.
Além dessas características, a maior diferença é o algoritmo que o Instagram criou especificamente para a entrega de Reels, inspirado no do TikTok. Apesar de serem empresas diferentes, dá para usar ideias de conteúdos do TikTok no Reels e vice-versa.
O que muda ao ter vídeos publicados como Reels?
Antes dessa atualização, era possível postar vídeos no feed, no IGTV e no Reels — cada formato com sua especificidade e limitação de tamanho. Com o fim do IGTV, os conteúdos com vídeos ficaram somente na aba de publicações do feed e no Reels.
Posts de vídeos publicados como Reels ficarão assim:
- Vídeos de até 15 minutos são automaticamente publicados como Reels.
- Se a conta for privada, somente seus seguidores poderão ver o seus Reels, mas eles poderão remixar seus vídeos se a função estiver habilitada por você.
- A remixagem pode ser desativada na configuração de cada vídeo que for publicado como Reels, impedindo que outras pessoas façam duetos com ele — isso vale para perfis públicos e privados.
- Nos vídeos de contas públicas (profissional ou de criador de conteúdo), o usuário pode usar o áudio original dessa publicação para criar um novo Reels.
Quais outras novidades do Reels foram anunciadas?
Além da novidade acima, o Adam Mosseri anunciou que novos recursos foram implementados para tornar mais fácil e divertido colaborar, criar e compartilhar momentos. São eles:
- mesclagem de Reels (o seu com o de outro usuário);
- modelos de Reels com roteiros pré-definidos;
- melhorias no recurso de remixagem (uso de fotos com vídeos);
- uso da câmera traseira e frontal ao mesmo tempo.
Como de costume, as novas funcionalidades estão sendo liberadas aos poucos e nem todos os usuários do Instagram estão com todos os novos recursos em suas contas. Resta esperar.
Transformar todos os vídeos publicados como Reels no Instagram não é tão assustador quanto pode parecer para alguns. Para quem já estava acompanhando o intenso fluxo de novidades da empresa, sabe que o formato veio para ficar e daqui pra frente o Instagram almeja melhorar cada dia mais a experiência do usuário com esse formato de publicação.
O que você achou dessa mudança? Deixe a sua opinião nos comentários!
Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma.