Como baixar vídeos do Instagram e fotos pelo celular ou PC

Como baixar vídeos do Instagram e fotos pelo celular ou PC

por Katarina Nápoles

Publicado em 22 de novembro de 2019

A tarefa aparentemente simples de como baixar vídeos do Instagram pode virar dor de cabeça. Ao contrário de outras redes sociais como o TikTok e o Kwai, o Instagram não possibilita que os usuários baixem fotos e vídeos diretamente do app. Quem trabalha com a rede e usa conteúdos gerados pelo usuário na estratégia pode até acabar ficando na mão.

Como nada é impossível para a Internet, tem solução! Neste artigo, a gente te ensina todas as formas de baixar vídeo ou uma foto do Instagram, tanto pelo computador quanto pelo celular. Ah! Stories e Reels também estão inclusos, ok? Vem ler!

Como baixar vídeos do Instagram e fotos pelo computador (PC)

Pra quem trabalha com computador ou notebook e gosta de resolver tudo pelo desktop, uma ótima solução é usar sites que fazem download de mídias (fotos e vídeos) do Instagram. O mais rápido, intuitivo e com menos propagandas que testamos por aqui é o Snapinsta

Com ele, tudo o que você vai precisar fazer é copiar o link da publicação que você deseja baixar e colar esse link na barra de busca do Spainsta. Esse link pode ser conteúdo do feed ou Stories, ou seja, álbum carrossel, post com uma só imagem ou vídeo, vídeo longo do antigo IGTV e Reels.

(Fonte: home do Snapinsta)

Depois de copiar o link, basta clicar no botão Download pra baixar a mídia no seu computador. Surgirá um banner publicitário antes de exibir o conteúdo baixado do Instagram. Clique no botão “Close”, desça a tela um pouco e note que o material está logo abaixo. É só clicar em “Download Video” ou “Download Photo”.

Print do Snapinsta baixando fotoPrint do Snapinsta baixando vídeo

(Fonte: reprodução do site Snapinsta)

O mais legal é que, nesse site, você também consegue baixar Stories! Basta copiar o link do Story desejado, seguir o processo anterior e escolher quais dos stories da sequência você deseja baixar. Inclusive, isso vale para os stories em destaque no perfil!

Baixar Story do Instagram pelo Postgrain

Outra opção pra quem busca como baixar vídeos do Instagram é usar o Postgrain pra baixar Story. Se você já é nosso cliente, o processo é super simples: encontre o perfil pelas mensagens diretas, clique na bolinha de Stories da conta.

Todas as histórias disponíveis vão aparecer. Escolha a que deseja e clique no ícone de download.

Uma ótima forma de baixar Stories do Instagram é também pelo Postgrain. O processo é super simples: encontre o perfil pelas mensagens diretas e, depois, clique na bolinha de Stories da conta. Todos as histórias disponíveis vão aparecer. Escolha a que deseja e clique no símbolo de download:

GIF mostrando como baixar um story no Instagram pelo Postgrain

Como baixar vídeos do Instagram e fotos pelo celular

É claro que as dicas pra baixar vídeos e fotos do Instagram no computador também funcionam no celular, basta que você use o navegador do seu smartphone. De toda forma, muita gente prefere ter um app só pra isso, pra acelerar a tarefa. Então, também separamos as melhores dicas pra vocês:

Se você usa Android, a melhor opção é o Video Downloader for Instagram (Baixar Vídeos do Instagram). Com o app baixado, basta copiar o link do vídeo que deseja baixar do Instagram para seu celular, e o aplicativo indicará o botão “Baixar” logo abaixo do post. Dá pra baixar foto, vídeo, Reels, IGTV e Stories. 

Print reprodução do app Downloader for Instagram)

(Fonte: reprodução do app Downloader for Instagram)

Agora, se você usa iPhone (iOS), baixe o Instant Save na App Store. A partir do momento que você copiar um link no Instagram e abrir o Instant Save, o aplicativo já vai processar o download e te mostra a opção de salvar (Save) ou repostar (Repost).

Print do aplicativo iOS Instant Save que baixa Reels do Instagram gratuitamente

(Fonte: reprodução do app Instant Save)

Atenção aos direitos autorais

Tecnologias que chegam pra nos ajudar quase sempre carregam uma contrapartida também. Nesse caso, tome cuidado pra não infringir nenhuma diretriz do Instagram

Sendo assim, sempre que precisar utilizar um conteúdo que não é seu, peça a autorização de quem produziu e sempre dê os créditos. Assim, ninguém prejudica ninguém e o Instagram não vai barrar o seu perfil no aplicativo. Afinal, se você posta sem autorização, o dono dos direitos autorais pode denunciar seu post.

Essas foram algumas opções de vídeo downloader grátis, prática e rápida para você que tanto queria saber como baixar vídeos do Instagram. Baixe posts do Instagram quando precisar de inspiração offline para criar o seu planejamento de conteúdo, fazer backup dos seus próprios posts ou quando for repostar materiais autorizados de outros usuários.

Você conhece algum outro site ou aplicativo para baixar fotos e vídeos do Instagram? Conta pra gente aqui nos comentários!

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma.