Como saber quem tirou print no Instagram

Como saber quem tirou print no Instagram

por Erola

Publicado em 21 de novembro de 2022

Vai dizer que você nunca desejou saber quem está tirando print no Instagram da sua marca ou do seu perfil pessoal? É muito comum printarmos conteúdos legais que queremos guardar para ver em outro momento, para compartilhar em seus perfis ou mandar pra amigos.

Se você clicou neste artigo já deve saber que “print” é uma palavra inglesa e, na internet, ela é atribuída ao ato de gravar o conteúdo de uma tela de celular ou desktop (computador/notebook). Cada dispositivo tem seu modo de ativar esse recurso. No Windows (sistema operacional da Microsoft), por exemplo, é o botão Print Screen, geralmente abreviado sem as vogais.

Será que o Instagram permite mesmo que saibamos quem tira print de nossos stories, Reels e posts do feed? Ou isso se refere a apenas um local do app? Confira abaixo!

O Instagram avisa quando tira print?

Sim! Dá pra saber quem tira print no Instagram. Entretanto, a informação só é permitida no Direct, ou seja, dentro de uma conversa pelo “DM”. Então, não é possível saber quem tirou print dos seus stories, Reels, Lives, bio ou feed. Pelo menos não até esse momento.

O recurso foi implementado em maio de 2022 e continua ativo na plataforma. Muitos que trabalham com marketing digital ficaram sabendo naquela época, porém, decidimos registrar em nosso blog pra facilitar a vida de quem ainda não sabe. Se você é um deles, não se acanhe por isso. 

Como saber quem tirou print no Instagram Stories?

A revelação de quem tirou print no Instagram só acontece no Direct e se algum participante do bate-papo ativar o modo temporário. O modo temporário apaga todas as mensagens enviadas assim que o destinatário sai da tela do chat.

Pra ativar o modo temporário é preciso:

  • estar com o Direct na versão atualizada com Messenger;
  • entrar em uma conversa das mensagens diretas;
  • deslizar a tela do bate-papo de baixo para cima até ficar na cor preta;
  • conversar normalmente enviando texto, áudio, imagem e/ou vídeo.

ativando o modo temporário no Direct do Instagram

Se qualquer um dos perfis participantes do bate-papo printarem a tela durante o uso do modo temporário, a pessoa que mandou o conteúdo será notificada por isso. Saiba que tanto para o modo temporário quanto para o recurso que avisa quem captura a tela, só é possível haver um perfil na conversa, além de você, claro.

O aviso do print no Instagram (captura de tela) é informado via mensagem de texto na aba de notificações e dentro da própria conversa que estiver ativado o modo temporário.

Aviso de captura de tela (print) ao usar o modo temporário do Instagram no Direct

Como tirar print no Instagram e não aparecer?

Para quem prefere ficar totalmente offline no Instagram, quer continuar mandando DM e printando o que vê nas conversas sem ter que ser “dedurado” pelo app, a mecânica é simples: não ative o modo temporário do Direct! ? Assim você pode conversar normalmente sem essa pressão de que seus prints serão notificados ao remetente.

Apesar da possibilidade oferecida pelo Instagram, precisamos te lembrar de algo muito importante: evite compartilhar informações íntimas ou extremamente pessoais em quaisquer redes sociais.

Diante de tantos casos de contas hackeadas que surgem por aí, deixar informações sigilosas em seus perfis é arriscar sua privacidade. Além disso, não printe os conteúdos de outras pessoas para usar como se fossem seus nem para prejudicá-las.

Conforme explicamos, é possível tirar print no Instagram em uma conversa no Direct com apenas uma pessoa adicionada em seu bate-papo e desde que o modo temporário das mensagens esteja ativo. O recurso é um mecanismo de segurança no Instagram em situações que pedem o compartilhamento de algo confidencial. Quase um “teste de confiabilidade”, hein!  

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis usando o cupom abaixo e aproveite todos os recursos da nossa plataforma.