Como fazer Reels no Instagram com poucos recursos

Como fazer Reels no Instagram com poucos recursos

por Erola

Publicado em 20 de setembro de 2022

Reels Instagram é a ferramenta que carrega um mix de possibilidades criativas para social medias e demais profissionais que divulgam negócios nas redes sociais. Se você ainda duvida disso, o Postgrain vai te provar o porquê!

Esqueça o que você ouviu sobre ter que usar inúmeras ferramentas externas pra criar vídeos criativos que chamem a atenção do público. Fazer vídeos para Instagram não é complicado quando se conhece recursos práticos de usar.

A mina de ouro pra postar mais Reels em um perfil e com mais qualidade está no conteúdo gerado pelo usuário. Sem precisar de quase nenhum app e gratuitamente, confira abaixo como turbinar seus Reels no Instagram!  

7 dicas pra criar Reels no Instagram de forma simples e criativa

As dicas a seguir irão te mostrar que dá pra fazer vídeos em casa, pra usar nas redes sociais do seu negócio, com muita qualidade e criatividade. Aprecie!

1. Utilize tweets na criação de Reels do Instagram

Frases de impacto, reflexões ou declarações intimistas fazem parte do estilo adotado por alguns perfis no Twitter. Pegue um bom tweet, faça o print e coloque ele dentro de algum vídeo gravado por você, que complemente a mensagem do tweet.

Caso a marca em questão não tenha Twitter, simule o estilo dessa rede social para indicar que é uma citação pessoal. É pra referenciar, então não use todos os elementos da rede do passarinho azul pra não confundir seus seguidores (nem enganá-los).

 

2. Sincronize fotos com batidas de músicas

Usar Reels com músicas em alta no Instagram ou a que você preferir pode ajudar a aumentar o alcance e engajamento de uma publicação. Em agosto deste ano, por exemplo, a trend do “Foto Random” que usa imagens sobrepostas e sincronizadas com as batidas de uma música, viralizou no Reels e no TikTok.

Defina um tema, escolha uma música condizente com o público-alvo da sua marca e analise como as fotos podem ser encaixadas em algum trecho do áudio. Com as imagens prontas e adicionadas no Reels, é só clicar no botão “Editar clipes” e ordenar a marcação de tempo.

 

3. Faça memes usando vídeos já conhecidos

Essa é a mais fácil da nossa lista e com grande poder de aumentar o alcance do seu Instagram. O uso de memes com vídeos pode dar certo em quaisquer negócios se o material utilizado combinar com a mensagem que se deseja transmitir. E não precisa ser vídeo do mesmo nicho pra conectar diversão com informação de qualidade.

Trechos de desenho animado, shows, filmes, programas de TV e entrevistas de pessoas famosas são alguns exemplos que você pode usar como recurso na criação de seus próprios memes em Reels. Adicione uma frase acima do vídeo e já tá pronto pra postar!

 

4. Convide outros criadores para um vídeo em conjunto

A collab no Instagram, ou seja, a colaboração para divulgar uma publicação, já era comum entre os usuários da plataforma antes mesmo do app criar o recurso para “convidar colaborador”. Empresas que fazem parcerias com influenciadores digitais usam bastante a inserção conjunta do conteúdo (um post nos dois perfis simultaneamente).

 

Para marcas pessoais ou negócios pequenos, é interessante convidar parceiros de profissão ou fornecedores que possam contribuir com o assunto de um Reel. Assim, ambos se privilegiam. Aproveite também o recurso Remix que o próprio Reels tem e combine com o perfil colaborador o reaproveitamento do seu vídeo. Com essa atitude é possível criar ações para incentivar os seguidores a usarem o Reels como modelo.

5. Crie um Reels no Instagram a partir dos destaques

Você pode transformar em Reels uma sequência de Instagram Stories que foi adicionada aos destaques do perfil e dar mais visibilidade pra esse conteúdo. Na edição do clipe é possível escolher apenas os stories desejados. Faça assim:

  • abra o destaque do perfil;
  • escolha o story que deseja transformar em Reel;
  • clique em “Mais” e depois em “Converter para vídeo do Reels”.

Converter Reels Instagram a partir dos stories em destaque

E se não tiver stories no destaque que te agrade transformar em Reels, pode usar qualquer um dos Reels que foram postados no perfil. Basta abrir o story (em andamento ou arquivado) e clicar no ícone do Reel que tem a palavra “Criar”, na parte inferior da tela.

Criar Reels a partir do Story Instagram

6. Publique uma atividade em timelapse

Timelapse é uma técnica de vídeo que mostra várias cenas em um curto período de exibição. É ótimo para mostrar a transição de processos longos até o resultado final. Exemplo básico visto em filmes: transição do nascer do dia até a chegada da noite (sol x lua).

No Instagram, use para mostrar os bastidores da criação de um produto, rotina matinal, “antes e depois” e outros registros que possam ser entendidos pela audiência ao acelerar as cenas do vídeo.

 

7. Crie Reels com depoimentos dos seus clientes

Quer passar confiança para o seu público e mostrar que seus produtos/serviços têm qualidade comprovada? Use os depoimentos que os seus clientes deixam após a entrega do pedido como material para Reels. Pode ser uma junção de prints de telas de WhatsApp ou e-mail, assim como vídeos enviados por eles mesmo.

Nem todos os nichos conseguem obter vídeos da clientela com facilidade, mas uma mensagem de texto é muito fácil de obter. Após o cliente comprar ou usar o seu produto/serviço, pergunte o que ele achou dessa experiência. A resposta sendo positiva já é material para um Reel só com imagens ou como imagem sobreposta a um vídeo gravado pelo autor do perfil.

Organização da rotina de postagem de Reels com o Postgrain

Das dicas acima dá pra ter diversas ideias que exigirão tempo pra criar e tempo pra publicar. É preciso organizar um planejamento de conteúdo e seguir o cronograma de postagens definido para não esquecer de nada. Acha que é muita coisa pra fazer? A gente te ajuda!

Pra ganhar mais tempo na produção estratégica dos seus Reels, use o Postgrain para agendá-los! No dia e horário que desejar que eles sejam publicados, nós postamos automaticamente no seu perfil.

Agendando Reels Instagram pelo Postgrain

Não é à toa que o Reels Instagram, a ferramenta de mais evidência nessa plataforma da Meta, é atualizada constantemente. O criador de conteúdo tem diversos recursos nativos e pode aproveitar melhor esse tipo de publicação se aplicar as dicas simples e eficazes que demos aqui. Incentive a interação da audiência em outras postagens do perfil e faça das respostas dela o seu banco de ideias pra Reels.

E aí, qual das dicas você vai testar primeiro?

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma.