14 ferramentas que todo social media precisa conhecer

14 ferramentas que todo social media precisa conhecer

por Katarina Nápoles

Publicado em 28 de maio de 2019

Entre o seu trabalho e uma execução otimizada dele, existe um caminho bem longo a ser seguido. Dentro do processo de um planejamento eficaz para as redes sociais, muitas vezes, esquecemos de pensar como eliminar tarefas simples e básicas do nosso dia a dia.

A solução pra isso pode ser mais simples do que imaginamos: ferramentas disponíveis na Web. Pra quem trabalha como social media, automatizar e acelerar tarefas que levam horas para serem feitas manualmente pode ser a chave para aumentar ainda mais a produtividade.

Social media, empreendedores, freelas ou autônomos: se você trabalha com redes sociais, não pode deixar de conferir a lista de 14 ferramentas essenciais que separamos para você otimizar seu tempo e começar a ser mais produtivo. Continua lendo!

 

1. Trello

Experimente começar pela organização de tarefas e demandas com o Trello. A ferramenta é super simples de usar e uma das mais utilizadas quando o objetivo é sistematizar trabalhos pessoais e colaborativos. Ou seja, você pode utilizar o Trello tanto pros seus próprios projetos quanto para trabalhar em equipe.

A plataforma tem uma estrutura baseada em quadros e colunas. Cada quadro representa um projeto específico e, dentro desses projetos, cada coluna pode representar uma tarefa individual ou colaborativa.

Captura de tela de um quadro da ferramenta Trello

Dentro de cada quadro os recursos são inacabáveis: é possível definir a privacidade do projeto, o andamento da tarefa, a data de entrega, quem vai participar do trabalho, descrições, comentários… Enfim!

O melhor de tudo é que toda a parte principal do Trello é gratuita. Você pode utilizar a maioria dos recursos sem precisar pagar nada por isso, mas se quiser aproveitar tudo o que a ferramenta tem a oferecer, é possível assinar plugins adicionais que o Trello fornece pra te ajudar a analisar dados e criar relatórios, por exemplo.

Captura de tela do quadro de Power-Ups do Trello

Dica extra: para organização de tarefas e demandas em equipe, teste também o Jira. Se o seu trabalho é individual, tente o Evernote ou Wunderlist.

2. Pinterest

Referências. O que é o trabalho de um social media sem elas? Quem trabalha com redes sociais costuma gastar muito tempo somente pensando e pesquisando em como inovar no conteúdo de cada cliente, antes mesmo de colocar a mão na massa. E sempre chega aquele momento que não passa nada, nada na cabeça.

Muitas vezes, a solução pra esse problema pode ser uma visita no Pinterest. O site é hoje uma das maiores redes de compartilhamento de imagens e tem o objetivo de servir como um grande quadro de inspirações.

Você pode pesquisar pelo termo que deseja e várias respostas vão aparecer com o tema, além de sugestões do Pinterest com assuntos relacionados. Ainda é possível criar seus próprios quadros ou coleções para deixar todas as inspirações salvas e não perder nada.

Procurar por imagens pode não ser a solução mais óbvia para te ajudar a criar um texto, mas vai por mim: no Pinterest a gente sempre encontra alguma coisa que faz desenterrar uma ideia melhor escondida na nossa cabeça.

Captura de tela de um perfil no Pinterest

Vale lembrar que o Pinterest também é super usado como rede social e pode, inclusive, estar presente na estratégia de muitas marcas de moda, arquitetura e móveis, por exemplo. Ah! A plataforma é totalmente gratuita!

3. Canva

Quem nunca precisou de uma arte ou imagem ilustrada pra usar em algum post nas redes sociais e o designer não estava? Alguns social media sequer contam com designers no ambiente de trabalho. Mas ninguém precisa puxar nenhum fio de cabelo a mais pra isso.  

O Canva é, hoje, a ferramenta mais simples disponível na Web para criar imagens e ninguém precisa ter noção nenhuma de design, tá? Claro que um conhecimento prévio pode influenciar na estética que você vai conseguir extrair da imagem, mas qualquer pessoa pode criar artes pelo Canva.

Além de ter boa parte da ferramenta gratuita (você só precisa pagar se quiser “extras”), o Canva é super completo: a plataforma oferece uma gama bem diversificada de templates já prontos, para o usuário usar como base.

Captura de tela de uma imagem sendo editada no Canva

Dentro do arquivo, é possível inserir formas, ícones, textos, texturas e muito mais. É a ferramenta mais quebra-galho que existe hoje em dia e ainda tem aplicativo para celular, caso você esteja fora do escritório e precise se virar na rua. Basta baixar no seu Android ou iOS.

4. Unsplash

Taí uma coisa que todo social media vai precisar um dia  ̶o̶u̶ ̶v̶á̶r̶i̶o̶s̶: um banco de imagens gratuito. Jogar qualquer termo no Google e procurar pelas imagens que aparecem pode nos deixar à mercê das fotos com qualidade questionável, além de correr o risco de estar infringindo direitos autorais.

Por isso, sempre opte por um banco de imagens gratuito e livre de direitos autorais, como o Unsplash. O site é dono de um dos melhores catálogos de fotos bem produzidas e em alta qualidade. Além disso, todas livres de direitos autorais, o que significa que você pode baixar e usar sem medo.

Captura de tela da página inicial do site Unsplash

Se preferir, há ainda a opção de contratar bancos de imagens pagos, com fotos exclusivas, como o Shutterstock ou o iStock. Mas é bom ficar de olho no preço, que geralmente é bem salgado.

5. UNUM

Tem um tempo que a moda de ter um feed organizado no Instagram chegou com toda  força. Apesar de muitos perfis estarem se desprendendo dessa organização, muitas contas ainda contam com isso ou até fazem feeds mosaicos, em que várias fotos completam uma única, maior.

Atualmente, o Instagram não permite que a gente acesse uma prévia de como vai ficar nosso perfil com a publicação de algumas fotos. Por isso, a gente precisa usar o UNUM pra saber como vai ficar.

Super simples de mexer, o UNUM funciona como um catálogo que a gente pode organizar a medida que adiciona novas fotos. Perfeito pra quem trabalha com feed em mosaico ou quer manter uma consistência legal nas fotos. Basta subir as imagens no aplicativo para ter uma prévia. Se não gostar, mexa com o próprio dedo.

Divulgação do aplicativo Unum

O aplicativo é gratuito está disponível para iOS e para Android.

6. Repost for Instagram

Quem trabalha com redes sociais geralmente entende a importância de utilizar conteúdo gerado pelo usuário. É por isso que um dos aplicativos que não pode faltar no celular de um social media é o Repost for Instagram.

Com ele, ninguém precisa tirar print do conteúdo do usuário para postar no perfil da empresa com a qualidade menor ou muito menos esperar que alguém mande a mensagem por e-mail ou algo do tipo.

Com o Repost, em poucos cliques, você republica qualquer imagem ou vídeo do feed e até Stories em que você não foi marcado. O app é gratuito, mas cheio de anúncios na plataforma (você se acostuma, prometo). Está disponível para iOS e Android.

Divulgação do aplicativo Repost for Instagram

7. Postgrain

Da série tarefas simples, mas que gastam muito tempo quando feitas diversas vezes ao dia está a publicação de posts nas redes sociais. O Facebook já permite que a gente agende publicações pela própria plataforma, mas o mesmo não é realidade pro Instagram.

Muitas vezes, para conseguirmos alcançar o máximo de engajamento no nosso perfil, precisamos postar no horário certo. Das duas uma: ou a gente acaba esquecendo vários posts e perdendo o momento de maior alcance do perfil ou precisamos encher nosso celular com despertadores para postar no horário correto.

Nenhuma das opções é produtiva. Por isso, escolha sempre agendar publicações no Instagram. No Postgrain é possível fazer isso não só com posts normais, mas também com álbuns e stories. A plataforma ainda conta com recursos essenciais pra social media como DMs, a opção de repost dentro da própria ferramenta, estatísticas e relatórios do perfil.

Captura de tela da aba "Novo Post"do Postgrain

É possível testar o Postgrain de forma gratuita e ilimitada durante sete dias. 

8. Google Alerts

Nem sempre o conteúdo gerado pelo usuário vem das redes sociais. Muitos podem estar escondidos em blogs e até mesmo em sites de notícias. Nesse contexto, o Google Alerts é uma solução gratuita e super fácil de utilizar para rastrear tudo o que sair sobre a sua marca na Web.

Ao criar um alerta para um ou mais termos, você vai receber um alerta no e-mail sempre que o Google rastrear algum conteúdo com aqueles termos. Dentro da ferramenta ainda dá pra configurar outras opções dos alertas como a frequência com a qual você quer recebê-los (para marcas muito grandes), fontes, idiomas e até a região que deve ser rastreada.
Captura de tela do Google Alerts

9. RD Station

A gente sabe que não é o cenário ideal, mas nem todo o trabalho como social media envolve apenas criar conteúdo para redes sociais. Principalmente em negócios pequenos, é comum que as empresas queiram uma pessoa 360, que cuide de outras áreas que envolvem o marketing digital.

Para te ajudar a dar conta desse trabalho, o RD Station é uma das ferramentas mais completas do mercado. A plataforma automatiza várias ações em massa que a gente consegue fazer em um clique como mandar e-mails ou prospectar leads.

Com vários templates já prontos, você consegue criar landing pages específicas pra um produto ou lançamento, além de ter a lista completa de leads feita pelo próprio RD. E o e-mail marketing não se limita apenas à envios em massa: você também pode criar automações em cascata para cada mailing, se assegurando de que aqueles usuários vão receber todos os e-mails que você criou.

Por ser uma plataforma bem completa, o RD Station pode acabar saindo um pouco caro para alguns negócios, mas é possível fazer um teste grátis antes.

Captura de tela dos recursos do RD Station

10. Google Ads

Com tanto espaço em branco disponível na Web, as rede sociais e até os buscadores viram uma oportunidade de lucrar: assim como acontece na TV, rádio e em outdoors, por que não cobrar de marcas e empresas para aparecer nesses espaços da Internet?

Os anúncios, não apenas nas redes sociais, já são um cenário bastante comum em nossas vidas e se você ainda não investe nisso, pode estar perdendo grandes oportunidades. Hoje em dia, com os algoritmos das redes cada vez mais especializados, fica difícil alcançar novas pessoas sem ter uma ajudinha a mais.

É por isso que o Google Ads é uma das ferramentas imprescindíveis para qualquer social media. É com ela que a gente consegue criar anúncios para as redes associadas ao Google, como o próprio buscador e o YouTube, por exemplo.

Mas a gente não deve pensar só no Google Ads quando a preocupação for anúncio. Em qualquer rede social que você esteja presente, verifique a possibilidade de espalhar seu conteúdo para pessoas que ainda não te conhecem como com o Gerenciador de Anúncios do Facebook, por exemplo, que nos dá a oportunidade de anunciar tanto no Facebook como no Instagram.

Já parou pra pensar na importância de ser o primeiro resultado que aparece quando alguém faz uma busca o Google? Ou até mesmo de ser perseguido no Instagram por aquele item que você deu só uma olhadinha em algum e-commerce? Pois é. Para se aventurar por esse mundo dos anúncios, você só pagará a quantia pré-determinada referente aos resultados que você atingir.

11. Linklist

O Linklist é uma ferramenta que oferece o serviço de gerenciamento de links, oferecendo aos usuários a possibilidade de agrupar vários URLs em um só local. Esse tipo de serviço é útil para pessoas e empresas que desejam compartilhar vários links com seu público, mas estão limitadas por restrições de plataforma, como a regra do “link na bio” do Instagram, que permite poucas URLs por vez.

Uma empresa ou profissional autônomo, por exemplo, que tenham vários projetos, produtos ou serviços pode usar um o Linklist para criar um único link que leva a uma página personalizada com todos os seus URLs relevantes. Isso pode incluir links para outros perfis de mídia social, loja online, blog, vídeos, endereço físico etc.

12. Buzzmonitor

Relacionamento com o cliente. Parte importante e indissociável do trabalho do social media. Com tantas redes sociais pra dar conta, responder todas as mensagens e ter um SAC ativo e útil pode ser uma tarefa que leve a produtividade lá pra baixo. Afinal, você terá de escolher entre dedicar o seu tempo para a criação de conteúdo ou para a busca de menções em toda a rede, além de conseguir respondê-las com agilidade.

Pelo Buzzmonitor você consegue facilitar esse processo e muito mais. É possível interagir com os consumidores via Facebook, Instagram, Twitter e YouTube em um único lugar e ainda produzir relatórios sobre a análise desses resultados. Muitas vezes, precisamos definir que tipo de interação tivemos com aquele cliente, se foi boa, ótima, ruim, regular ou neutra. O Buzzmonitor faz isso!

A plataforma ainda conta com um identificador de influenciadores, em que você pode pesquisar por profissionais que tenham a cara da sua marca e iniciar projetos com a ajuda da ferramenta, que tem uma base de 100 milhões de perfis desse tipo.

O Buzzmonitor possui um plano gratuito, mas os pacotes mais completos são pagos.

Captura de tela dos recursos do Buzzmonitor

13. Hootsuite

O trabalho do Social Media não acaba depois que o conteúdo foi publicado. Apesar de ser uma ferramenta bem completa, com diversos recursos para quem trabalha com redes sociais, o Hootsuite se destaca principalmente por ser uma das melhores plataformas de análise de resultados e relatórios.

Com a ferramenta, é possível monitorar o desempenho das suas campanhas e tirar insights relevantes sobre o trabalho desenvolvido. O Hootsuite permite que a gente crie relatórios personalizáveis pra isso: a gente escolhe quais dados quer colher e a plataforma dá os resultados pra gente. É possível utilizar o plano gratuito ou, para um uso mais completo, contratar o serviço a partir de 19 dólares.

Captura de tela dos recursos do Hootsuite

14. Venngage

Contar histórias com métricas e apresentar dados pode ser uma tarefa difícil quando usamos texto corrido. Uma boa solução pra tornar esse processo mais fácil é usar infográficos! Com a Venngage, é possível criar elementos visuais para as mais diversas redes sociais. A gente consegue escolher modelos e personalizá-los da melhor forma com apenas alguns cliques.

São mais de 100 modelos disponíveis pra ajudar na apresentação de qualquer dado e métrica. A platafoma tem um plano gratuito, em que você pode criar 5 infográficos, mas também é possível assinar a Venngage a partir de US$19 e usar livremente os modelos disponíveis. Uma super mão na roda na hora de criar conteúdo diferenciado e de fácil absorção!

Captura de tela da página inicial do site da Venngage

Pense além das ferramentas

É claro que estamos num mundo globalizado e isso significa que temos à disposição uma gama gigante de ferramentas que podem nos ajudar a ser melhor no que fazemos. Mas não existe nenhuma no mercado que faça milagres. Por isso, é preciso pensar além delas.

Citamos todas essas plataformas para que você saiba que existe uma possibilidade de ganhar produtividade nas atividades diárias como postar algo no Instagram, por exemplo. Mas o resultado que você tira do uso dessas ferramentas vai depender diretamente da sua estratégia.

E isso também envolve saber qual ferramenta não funciona pra você. Entenda seu trabalho, trace objetivos e, a partir daí, crie um planejamento tão certeiro que te faça entender exatamente o que você não precisa. Assim, dá pra criar uma rotina saudável e realmente produtiva, que não envolve fazer tudo manualmente nem deixar tudo pro computador.

Você já usa alguma ferramenta que citamos aqui? Esquecemos de falar de alguma super legal? Conta pra gente nos comentários!