10 artigos imperdíveis do Postgrain em 2019

10 artigos imperdíveis do Postgrain em 2019

por Katarina Nápoles

Publicado em 01 de dezembro de 2019

Fica tranquilo: não é só você que não está conseguindo acompanhar tudo o que queria. A quantidade de conteúdo criada diariamente e disponibilizada na Internet faz com que a gente sempre ache que não lemos o suficiente ou que não absorvemos tudo o que precisava. 

Nesse contexto, é bem provável que você tenha deixado passar algum conteúdo importante que escrevemos aqui no Postgrain. Mas calma, que eu vim pra te ajudar com uma curadoria bem especial dos nossos textos mais importantes escritos em 2019. 

Aqui você vai encontrar de tudo: materiais básicos, intermediários e mais avançados. Então, a ideia é pegar o que fizer sentido pra você, beleza? Confere a lista:

 

1. Como criar seu próprio filtro de realidade aumentada

Os filtros de realidade aumentada do Instagram demoraram pra engatar, mas assim que a plataforma abriu para que os usuários colocassem suas próprias criações lá dentro, o boom foi certeiro. 

Além de ser um tipo de conteúdo divertido, os filtros de realidade aumentada podem ajudar o seu negócio a ganhar mais visibilidade, já que a facilidade de usá-los faz com que eles sejam algo com potencial de viralizar. 

E é claro que a gente não ia deixar de mostrar como criar o próprio filtro de realidade aumentada de vocês. Esse é um tutorial super completo e explicadinho, pra ter salvo na aba de favoritos sempre! E quem preferir vídeo, temos essa opção também.

Como criar seu filtro de realidade aumentada para o Instagram

2. Destaques do Instagram: como usar e personalizar

Todo mundo tem alguma informação que merece durar mais do que 24 horas. Os destaques do Instagram são a solução perfeita pra isso e o melhor de tudo é que, quando bem utilizados, eles ainda nos ajudam a manter um perfil coeso, dentro da nossa identidade visual, agradando muito mais a quem entra na nossa conta pela primeira vez.

Nesse texto, a gente te ensina o passo a passo de como você pode criar destaques personalizados pro seu perfil rapidamente. E tudo com um programa gratuito e super fácil de utilizar, ninguém precisa ser expert em design! Dá uma olhada:

Destaques do Instagram: como usar e personalizar

 

3. 10 dicas para aumentar a visualização nos stories do Instagram

Se as visualizações e o engajamento no seu perfil do Instagram ainda não caíram, você não deve fazer parte desse mundo. Quem trabalha com a ferramenta sabe que tem sido cada vez mais difícil fazer um post funcionar na rede. E os Stories, infelizmente, não estão fora dessa.

Em 2018, a gente deu as dicas de como hackear o algoritmo do Instagram a partir do feed e, nesse ano, escrevemos um super artigo pra você aumentar as visualizações dos stories. Todas as dicas foram testadas e aprovadas pela Equipe Postgrain, mas não tem nada de mirabolante ou impossível de fazer, viu? Todo mundo pode ler e começar a testar no mesmo instante! 

10 dicas para aumentar as visualizações nos Stories do Instagram

 

4. Qual é o aplicativo? Veja os mais usados pelos influenciadores no Instagram Stories

Um novo nicho de influenciadores do Instagram começa a aparecer e dar muito certo: os storymakers, pessoas que sabem contar histórias de 15 segundos com maestria. Sabia que a gente tem um aqui no nosso time? 

Tiramos João Uchôa um pouquinho das redes sociais e pedimos pra ele contar no blog os aplicativos mais usados atualmente pelos influenciadores no Instagram. E a lista ficou imperdível, com apps tanto pra iOS como pra Android. Confere já!

Qual é o aplicativo? Veja os mais usados pelos influenciadores no Instagram Stories

 

5. 10 métricas para ficar de olho no Instagram

O fim dos likes trouxe um questionamento praticamente geral pra quem trabalha com o Instagram: “e agora, pra que número a gente vai olhar?” Bom, a verdade é que sempre existiram métricas mais importantes que as curtidas pra gente ficar de olho. 

Nesse artigo, a gente mostra quais delas você pode analisar pra entender o que vem dando certo pro perfil e o que ainda precisa melhorar. O melhor de tudo é que esses dados já estão disponíveis no Instagram, ninguém precisa baixar nada pra ter acesso. Tudo o que você vai precisar fazer é aprender como olhar!

10 métricas para ficar de olho no Instagram em 2019 [+ INFOGRÁFICO]

 

6. Como criar GIFs para usar no Instagram Stories

No meio de tanto conteúdo disponível, aqueles que são personalizados acabam chamando mais atenção. Já imaginou ter um GIF só seu dentro dos Stories? Pois é. Em 2018, a gente escreveu esse texto pela primeira vez, quando fazer GIFs pro Instagram era bem fácil.

Hoje o processo tá bem mais difícil e nos vimos na obrigação de atualizar esse artigo pra vocês. Descrevemos o passo a passo que funciona atualmente no GIPHY, com algumas dicas pra tornar o perfil ainda mais forte na competição de ser aceito. Se você ainda não passou pelo processo, vale a pena dar uma conferida:

Como criar GIFs para usar no Instagram Stories

 

7. Como colocar link no Instagram – Aprenda todas as formas!

Um perfil com mais de 10 mil seguidores no Instagram fica bem mais tranquilo quando o assunto é links. Mas na vida real conseguir chegar nesse número sem usar nenhuma gambiarra é bem difícil.

É por isso que, nesse texto, reunimos todas as formas possíveis de se colocar um link clicável dentro da rede atualmente. Sabia que o IGTV é uma grande aposta nesse sentido? Entenda o porquê:

Como colocar link no Instagram – Aprenda todas as formas!

 

8. 20 bancos de imagens gratuitos para usar nas redes sociais

Banco de imagem gratuito é uma ferramenta indispensável pra muitos que trabalham com redes sociais. A gente aqui do Postgrain usa muito e não podíamos deixar de fazer uma listinha com os nossos preferidos, né?

Aqui tem de tudo: bancos com imagens mais profissionais, outros mais caseiros, com efeitos vintage e até um site apenas para imagens de pessoas negras. E o melhor: tudo gratuito. Dá uma olhada:

20 bancos de imagens gratuitos para usar nas redes sociais

 

9. Como criar um relatório do Instagram

Se você ainda não guarda seus dados de desempenho no Instagram, pode estar deixando alguma informação muito importante passar despercebida. É claro que muita gente precisa criar relatórios pra mostrar pro cliente no final do mês, mas a verdade é que nesses documentos que a gente dá pouca atenção pode ter muita métrica útil pra criação de conteúdo.

A dona dos nossos dados por aqui, Ana Raissa, criou um modelo de relatório já pronto, só pra você adicionar seus próprios dados de perfil do mês. Agora não tem nem mais desculpa pra não ter começado a coletar as métricas ainda, hein?

Como criar um relatório no Instagram

 

10. Automação no Instagram: os perigos da prática

2019 foi o ano que o Instagram finalmente fechou o cerco para as automações. Hoje em dia, não existe nenhum benefício em usar ferramentas pra ganhar seguidores, muito pelo contrário: você pode perder engajamento, ter o perfil bloqueado ou até mesmo excluído da plataforma.

Essas e outras questões a gente comenta nesse texto aqui, que fala sobre os perigos da prática e explica tintin por tintin como o Instagram lida com isso. É ótimo pra mandar pro  ̶c̶l̶i̶e̶n̶t̶e̶ amiguinho que ainda insiste em usar automação no perfil. Confere: 

Automação no Instagram: os perigos da prática para ganhar seguidores

Algum desses artigos foi útil pra você? Tem um assunto que a gente ainda não escreveu sobre e que você amaria ler? Conta pra gente nos comentários!

Aproveita pra dar uma olhada também nos melhores artigos do Postgrain de 2018!