Cadastre-se
Por
Postgrain
23/10/2018
às 14:15

Dicas valiosas para bombar o Instagram da sua marca

Se você possui uma marca ou empresa ligada a venda de produtos online, deve saber que estar no Instagram é uma regra, já que a plataforma tornou-se uma espécie de vitrine da sua marca.

Mas como fazer do perfil da sua empresa um meio de comércio rentável? Será que existe algum tipo de fórmula mágica para atrair clientes certeiros?

É o que vamos descobrir nesse post.

Passo a passo

Pense no conteúdo

Imagina que você entrou no perfil do Instagram de uma marca de carros, mas nele só tem publicações sobre preços de carros, sem informar o que o automóvel faz, qual o diferencial dele, o que traz de melhorias em relação a concorrência… Nadinha.

Você dificilmente vai se interessar em seguir aquele perfil porque ele não agrega nada de informação relevante para sua vida (ou para a sua timeline), não é mesmo?

É por isso que não adianta ter um perfil esteticamente bonito e configurado com todas as funcionalidades do modo business se você não produz um conteúdo de qualidade para quem te segue.

Ache um nicho, tenha personalidade, teste, seja criativo, fique de olho nas tendências e ouça o que o seu cliente tem a dizer. Acredite: eles são as suas melhores fontes de inspiração.

Defina um meio de conversão

Manter uma loja no Instagram, seja qual for o segmento, exige que você determine os meios de finalização de compra.

Você pode marcar os produtos no feed ou nos stories, pode inserir um link de finalização na bio e também direcionar o cliente para um local externo, como e-mail ou WhatsApp.

Só você pode medir a necessidade do seu consumidor e definir qual será o melhor caminho. Mas assim que decidir, você precisa informar ao seu cliente qual o passo a passo que ele deve seguir dentro da plataforma para obter o que deseja.

Se a sua escolha for disponibilizar o pagamento via link na bio, por exemplo, deixe essa informação nos posts do feed e crie também um destaque fixo nos stories avisando sobre essa forma de pagamento.

instagram-business-lfcomprinhas

Outra maneira legal e bem simples é usar o “Deslize para cima” nos stories. Lembrando que esse recurso só é disponível para contas acima de 10k de seguidores, ok?

Saiba usar as legendas

Não tenha medo de legendas maiores. Tem muita gente que acha que ninguém vai ler uma legenda mais robusta, que isso traz impacto negativo e até afugenta os seguidores.

Bom, não é bem assim. Tudo parte de uma estratégia bem elaborada e executada.

Existem marcas que realmente usam as legendas como uma amostra de um post de blog e super funciona. Como é o exemplo da revista @glamourbrasil, da @natgeo e do nosso @postgrain.

Quando as legendas condizem com a mensagem que a marca quer passar, não importa o tamanho, mas sim a qualidade daquele conteúdo.

Não tenha medo de arriscar!

Use os stories

Não adianta, não é à toa que esta funcionalidade só cresce na plataforma. Contando com mais de 400 milhões de usuários ativos por dia, as histórias do Instagram possuem um alcance bem alto por ainda não terem sido atingidas pelo temido algoritmo do engajamento.

Além disso, o grande volume de acesso diário e a variedade de recursos disponíveis dentro da funcionalidade faz das histórias um ótimo lugar  para atingir um grande número de público em pouco tempo.

Dá pra fazer vídeos com storytelling, artes animadas, gifs, marcar produtos, inserir hashtags e localização e até entender a preferência dos seus seguidores por meio de enquetes!

Descubra que tipo de conteúdo mais agrada os seus seguidores e combine com as informações que você deseja passar sobre o seu negócio.

E lembre-se: testar e analisar os resultados é sempre o melhor caminho.

Anuncie

Não há dúvidas de que para ter maior notoriedade do seu perfil você precisa investir receita. Ter um orçamento concreto e mensal para anúncios nos stories e publicações comuns é essencial para o crescimento do seu engajamento.

E ainda tem mais: anunciar no Instagram pode sair bem mais barato. Isso porque apesar de ser um tipo de “spin-off” do Facebook, o custo para produzir um bom anúncio no Instagram acaba sendo mais barato do que no Facebook.

Anúncios no Instagram tendem a ganhar 10x mais engajamento do que no Facebook.

Interação é a chave

Chegamos no último e mais importante passo: interação. De nada adianta ter um perfil, conteúdo e produto incríveis se você não interage com os seus seguidores no Instagram.

Como eu disse antes, eles são a sua principal fonte de inspiração e a base para construir um conteúdo relevante.

Se você tem uma marca de roupas e pretende lançar uma nova coleção, que tal perguntar aos seguidores que cor ou modelo de roupa eles gostariam de ver?

Ou se um cliente compra algo na sua loja e fala sobre isso no perfil pessoal dele, por que não compartilhar esse post?

Responda os comentários sempre que possível e mantenha uma persona para isso, como é o exemplo do social media da @netflix.

Essa prática gera empatia e te aproxima do seu público.

Conclusão

Como vimos, não existe mistério ou fórmulas mágicas para ter um perfil comercial de sucesso no Instagram. Tudo faz parte da tentativa, dos erros e acertos.

Mas claro, pesquise e estude bastante não só o seu público, mas também a sua estratégia de negócio para o Instagram.

Ah e depois me conta aqui nos comentários se funcionou, ok?