Como colocar link do WhatsApp no Instagram: crie o seu agora!

Como colocar link do WhatsApp no Instagram: crie o seu agora!

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 07 de outubro de 2021

O Instagram por si só já é um grande aliado de quem busca ampliar seu público e vendas online. Mas, quando usado em conjunto com o WhatsApp, o impacto no seu negócio pode ser consideravelmente maior! E até o próprio Instagram já reconhece isso, tanto que está começando a liberar para os usuários a opção de um botão direto para o WhatsApp. 

Nesse texto, vamos te ensinar como usar essas duas redes sociais em conjunto pra ampliar seus resultados e como colocar o link do WhatsApp no Instagram faz toda diferença.

Por que usar o WhatsApp e o Instagram juntos

Se o Instagram é uma ótima vitrine pra qualquer negócio, o WhatsApp é um poderoso canal de vendas pra você fechar mais compras com seus consumidores. Além de ser uma ferramenta super popular e fácil de utilizar, o WhatsApp tem a grande vantagem de ser um canal de comunicação mais ágil pra prospectar clientes e fazer vendas diretas.

E você pode aproveitar ainda mais o app de mensagens para o seu negócio configurando uma conta comercial para ter acesso ao WhatsApp Business, uma versão da plataforma para empresas.

Mas, pra dar certo, é preciso que o caminho de uma rede social pra outra seja curto e de fácil acesso. Afinal, a ideia aqui é aproximar o usuário e encurtar a jornada de compra, e não complicá-la. Por isso, usar um link do WhatsApp no Instagram é super importante pra facilitar esse processo. 

Botão de WhatsApp no Instagram

Como essa “casadinha” das duas redes sociais como ferramentas de vendas já é utilizada por muitas pessoas, além das duas empresas serem do mesmo “dono” – o Facebook -, o Instagram anunciou que vai lançar em breve um botão no perfil que leve direto para o WhatsApp, como já acontece com o botão de Mensagem que encaminha o usuário para a DM da conta. 

link do whatsapp no instagram

“Pensando em tornar essa experiência mais simples tanto para os negócios como para os consumidores, estamos disponibilizando um botão no perfil do Instagram que, com apenas um toque, leva os usuários diretamente para uma conversa com a marca no WhatsApp. Até então, as empresas precisavam adicionar o número do seu WhatsApp no perfil no Instagram manualmente. Com o botão do WhatsApp, as pessoas poderão iniciar uma conversa de forma rápida e fácil no WhatsApp assim que descobrirem uma empresa no Instagram”, diz o anúncio.

Onde colocar um link do WhatsApp para Instagram

Enquanto a novidade não chega pra todo mundo, você pode explorar as outras formas de divulgar seu WhatsApp no Instagram.

O primeiro lugar que você deve divulgar seu WhatsApp comercial no seu perfil é com certeza na bio! Afinal, ela é uma das primeiras informações que os usuários lêem assim que entram no seu perfil, então nada melhor que deixar seu canal de vendas e atendimento logo ali de cara, né?

Tente colocar antes do link alguma frase que chame o usuário para ação usando um CTA como: 

  • Entre em contato
  • Clique no link e mande uma mensagem
  • Chama a gente no WhatsApp pelo link: 

Ou o que mais combinar com o tom de voz da sua marca!

.

Se tiver mais de um link pra destacar na bio além do seu WhatsApp, você pode recorrer a agregadores de links como o Linklist, ferramenta do Postgrain que você pode usar gratuitamente pra inserir vários links em uma única URL!

Além da bio, aproveite também seus conteúdos pra divulgar o link do WhatsApp. Nesse caso, a melhor opção são os Stories, já que você pode colocar links clicáveis por lá e ainda mais agora que o Instagram vem liberando aos poucos o recurso – antes limitado a quem tinha mais de 10 mil seguidores – para todas as contas. Faça bom proveito dele!

Pra inserir um link no Story é bem simples:

  1. Abra a tela para criar um Novo Story
  2. Selecione o ícone de Stickers/Figurinhas
  3. Escolha a figurinha de Link
  4. Digite a URL desejada e pronto! É só posicionar na tela onde você preferir

.

Uma dica é criar um Story especial pra divulgar seu link do WhatsApp e depois salvá-lo nos Destaques, pras pessoas acharem bem rapidinho quando entrarem no seu perfil! Se quiser, deixe junto algumas “instruções” ou informações úteis como: seu tempo médio de resposta, o que a pessoa deve informar na primeira mensagem pra facilitar a conversa, etc.

No Feed, por mais que os links ainda não sejam clicáveis, você pode utilizar links encurtados pra facilitar esse acesso dos seus seguidores que quiserem entrar em contato com você e criar uma url personalizada que leve eles diretamente para o WhatsApp.

Como criar link do WhatsApp para Instagram

Pra criar um link do WhatsApp para usar no seu Instagram existe a opção de fazer isso manualmente, personalizando seu próprio link, ou utilizando algumas ferramentas online que fazem isso por você. 

Pra fazer manualmente, siga as instruções:

  1. Copie o link https://api.whatsapp.com/send?phone=55SeuNumero 
  2. No lugar de “SeuNumero”, apague e digite o seu DDD + número do WhatsApp.
  3. Vamos supor que seu número seja 9999-9999 e o seu DDD 81, então o link ficaria assim: https://api.whatsapp.com/send?%201=pt_BR&phone=5581999999999.

Obs: +55 é o DDI utilizado no começo dos telefones no Brasil. Caso seu número seja de fora do país, troque pelo código de área desse país.

Agora prontinho! Você tem um link para o WhatsApp. 

Certifique-se de testar pra ver se ele está funcionando, ok?

Existe também a opção de criar um link com uma mensagem pronta, pra que quando o usuário clique e vá pra sua conversa ele já chegue lá com a mensagem inicial digitada pra ele.

.

Se quiser criar um link já com a mensagem personalizada, siga esse passo a passo:

  1. ​​ Copie o link https://api.whatsapp.com/send?phone=SeuNumero&text=SuaMensagem
  2. No lugar de “SeuNumero”, apague e substitua pelo seu DDD + número do WhatsApp
  3. No lugar de “SuaMensagem”, apague e escreva a mensagem inicial que você quer colocar. Mas atenção aqui: como o espaço não aparece nos links, substitua por %20
  4. Um exemplo pronto pra facilitar seu entendimento:

Vamos supor que seu número seja 9999-9999, seu DDD 81 e sua mensagem ” Gostaria de saber mais sobre seus produtos”, então o link fica assim:

https://api.whatsapp.com/send?%201=pt_BR&phone=5581999999999&text=Gostaria%20de%20saber%20mais%20sobre%20seus%20produtos 

Como colocar link do WhatsApp no Instagram com mensagem

Ferramentas para gerar link do WhatsApp

  1. Convertte

Basta digitar seu DDD do seu estado, número do WhatsApp e a mensagem desejada e o Convertte cria um link personalizado pra você. Depois é só copiar e usar onde quiser!

  1. Gerador de link

Nesse site, você digita o DDI do país + DDD do estado + número do WhatsApp e sua mensagem desejada.Depois é só clicar em gerar link e o site cria um pra você. O legal desse aqui é que ele também te direciona pra um encurtador de link, caso queira reduzir o seu logo.

Como customizar e encurtar um link do WhatsApp

Uma coisa que você deve prestar bastante atenção antes de usar links no Instagram é se eles têm uma URL amigável. 

E o que seria isso? 

Uma URL amigável deve parecer de confiança – pra não espantar os usuários achando que é algum vírus ou golpe – e, de preferência, curta. Isso ajuda a passar mais credibilidade do que links longos e cheios de códigos difíceis de ler. 

Encurtar um link também é vantajoso pra quando você for divulgá-lo no Feed, onde as URLs não são clicáveis. Um endereço da web curto e fácil de decorar vai facilitar que os usuários digitem manualmente no navegador e entrem em contato com você. 

Alguns sites e ferramentas são especializadas nisso, sendo o bit.ly a mais popular delas. 

Apesar de ter um plano pago, a versão gratuita da ferramenta oferece boas opções como:

  • Encurtamento de até 10 mil URLs sem personalização
  • Criação de até 500 links personalizados
  • Rastreamento de links
  • Insights e dados demográficos sobre os visitantes do link

Pra encurtar, não precisa ter conta no bit.ly, mas, pra ter acesso aos demais recursos como a customização e monitoramento de cliques, é necessário criar uma conta por lá, mesmo que  seja na modalidade gratuita mesmo. 

Aqui no blog temos um post com mais opções de encurtadores de links gratuitos e pagos pra te indicar. Assim você pode escolher de acordo com as suas necessidades!

Gostou das dicas?

Se tiver alguma dúvida sobre o assunto, deixa um comentário aqui embaixo!