Threads: conheça mais sobre a nova rede e saiba se sua marca deve investir!

Threads: conheça mais sobre a nova rede e saiba se sua marca deve investir!

por Stella Caroline

Publicado em 20 de outubro de 2023

Threads: Conheça mais sobre a nova rede e saiba se sua marca deve investir!

O Threads, nova rede social da Meta, não é tão novo assim, sabia? 

O novo aplicativo, totalmente conectado ao Instagram, chegou com uma proposta bastante parecida com a do X, antigo Twitter. 

A popularidade foi tão grande que o Threads conseguiu conquistar mais de 100 milhões de usuários em cinco dias, batendo o recorde de lançamento que antes era do ChatGPT, lançado em novembro de 2022.

Porém, o que muita gente não sabe, é que o Threads já foi lançado alguns anos atrás, em 2019, com uma proposta diferente, que acabou não dando tão certo, sendo descontinuado em 2021.

Quer saber mais sobre o Threads, como as marcas podem se beneficiar com a plataforma e o que esperar do aplicativo para o futuro? Continue a leitura!

Threads: O que é e como funciona?

Lançado em julho de 2023, o Threads é a nova rede social da Meta, desenvolvida pelos mesmos criadores do Instagram. O aplicativo é especialmente voltado para textos de até 500 caracteres, mas também permite publicar links, fotos e vídeos de até 5 minutos.

A ideia por trás do Threads é que o app seja um espaço criativo para pessoas compartilharem ideias, pensamentos ou sua rotina, além de criarem conexões, seja com amigos ou criadores de conteúdo com os mesmos assuntos em comum.

Por ser totalmente integrada ao Instagram, criar a própria conta é super fácil.

Leia também: Tópicos no Instagram Reels: como esse recurso pode ajudar a aumentar o alcance dos seus conteúdos?

Como começar a usar o app?

A integração com o Instagram é um dos grandes motivos da popularidade do Threads, já que para começar a usar, basta baixar o aplicativo e fazer o login com a sua conta do Instagram.

Print do aplicativo Threads

Threads, rede social da Meta (Reprodução/Instagram)

No Threads, o seu nome de usuário continua igual ao do Instagram, mas se quiser dar um toque diferente para o perfil, é possível personalizar a bio e alterar a foto.

Você também pode escolher seguir no Threads os perfis que você já segue no Instagram, assim como você pode usar o ícone da lupa para encontrar novas pessoas com os mesmos interesses ou criadores de conteúdo.

No começo de setembro, o app anunciou que está testando o recurso de descobrir conteúdos a partir da busca de palavras-chave, mas a funcionalidade não está disponível para todo mundo por enquanto. 

(Reprodução/Instagram)

No seu feed, você encontrará conteúdos de pessoas que você segue, assim como os recomendados pelo próprio aplicativo com base no algoritmo, considerando as publicações com mais engajamento e curtidas.

Leia também: 7 formas de melhorar o engajamento no Instagram.

Similar ao X (Twitter), o Threads também oferece as opções de curtir, comentar, republicar e compartilhar uma publicação.

E caso queira compartilhar uma publicação do Threads no seu story do Instagram ou em outra rede social, o processo é bem parecido com o de compartilhar no Instagram. É só clicar na setinha da publicação e escolher entre enviar no Instagram, adicionar ao story, publicar no feed ou enviar o link.

Assim que lançou, o Threads só funcionava no mobile, mas em uma das últimas atualizações, ele ganhou uma versão para computador com as mesmas funcionalidades que o aplicativo para smartphone.

Tela do Threads pelo computador

Para acessar, você pode entrar clicando no ícone do Threads no Instagram, caso esteja com a rede aberta no desktop, ou pesquisar direto no seu buscador o endereço threads.net.

 Threads vs Twitter: É realmente uma briga de gigantes?

Que o Threads pode ser considerado um irmão gêmeo do Twitter, todo mundo já sabe. 

Com toda a insatisfação dos usuários envolvendo as polêmicas mudanças no X, novo nome do Twitter após ser comprado por Elon Musk, Mark Zuckerberg aproveitou a oportunidade para lançar um aplicativo para concorrer com a antiga rede do passarinho.

E em meio a disputa entre as redes, os CEOs do Twitter e da Meta falaram até sobre se encontrarem no ringue para uma luta de verdade, trocando farpas em suas respectivas redes sociais. 

Porém, apesar das grandes similaridades entre o Threads e o X, a verdade é que o Threads ainda precisa trilhar um longo caminho para alcançar a popularidade do Twitter, já que depois do boom inicial, a rede da Meta vem perdendo usuários desde o lançamento.

Por que o Threads teve uma queda na performance?

Apesar de ter estreado com mais de 30 milhões de downloads nas primeiras 18 horas de lançamento, o Threads não vem conseguindo reter a atenção dos seus usuários.

Segundo os dados divulgados pela Sensor Tower, o número de usuários ativos diariamente no Threads diminuiu 82% desde o lançamento até o dia 31 julho. 

Isso pode ter ocorrido por ser tão parecido com o X e menos diferenciais competitivos, ter menos recursos e conteúdos atrativos como outras redes sociais e até por uma falha na divulgação do app, já que depois da novidade passar, o Threads perdeu força na boca do povo.

Além disso, o Threads ainda não tem algumas funcionalidades importantes como feed cronológico, mensagens diretas ou busca de conteúdos por palavras-chave, por exemplo.

Mas, para conquistar o público, a Meta já está trabalhando em novos recursos que ajudem a aumentar o engajamento com a rede.

Leia também: [2023] Engajamento nas redes sociais: Como calcular?

Vale a pena explorar o Threads na estratégia de conteúdo da sua marca?

A verdade é que, por enquanto, o futuro do Threads não é certo, mas a rede tem muito potencial de crescimento e estar conectada ao Instagram ajuda a fortalecer essa ideia. 

De acordo com um estudo levantado pela Website Planet, as marcas ativas no Threads estão conseguindo em média 8 vezes mais curtidas do que no Twitter, mesmo com conteúdos iguais.

Porém, vale ressaltar que o Threads não tem nem a metade de usuários do X, então a concorrência também é menor. 

Então, para saber se vale a pena criar uma estratégia de conteúdo focada na rede, a primeira coisa que você deve considerar é se o seu público está lá.

Novas redes sociais são ótimas oportunidades para expandir a imagem de uma marca, mas o que dita se vale a pena investir tempo e dedicação para produzir conteúdos, é saber se o público que te interessa estará lá para consumir.

Mas de qualquer forma, é importante conhecer a rede e explorar o que as marcas estão fazendo por lá para conhecer o cenário caso decida que vale a pena levar sua marca para lá.

Se a resposta for sim, quais são os desafios de produzir conteúdo para a nova rede?

Entender como funciona o algorítimo de uma nova rede social é sempre um desafio. 

Não dá para saber ainda qual tipo de conteúdo performa melhor, nem o que sua audiência espera encontrar ou como se destacar de outras marcas que também estão lá. 

Produzir conteúdo para o Threads vai exigir mais tempo estudando como funciona a plataforma, como o seu público se comporta na rede, entendendo o que os conteúdos virais têm em comum e analisando as marcas que estão fazendo sucesso lá.

Só assim você conseguirá construir conteúdos relevantes e de qualidade.

Quais as vantagens para creators, influenciadores e marcas estarem no Threads?

A principal vantagem, sem dúvidas, é facilitar a conversa. 

Como a rede se propõe a ser um espaço para conversas públicas em tempo real, o Threads pode ser uma oportunidade para creators, influenciadores e marcas se aproximarem do seu público, já que os mesmos seguidores do Instagram podem segui-los com facilidade no Threads. 

Sem contar que um formato diferente de conteúdo pode ajudar a atrair novos públicos e aumentar o alcance da marca. 

E apesar de ainda não ter ferramentas de anúncios para as marcas, a Meta já prevê algumas diretrizes relacionadas aos conteúdos patrocinados, como: 

  • As marcas usem as ferramentas de conteúdo de marca do Instagram ao trabalhar com influenciadores em conteúdo patrocinado;
  • Apenas marcas elegíveis tenham acesso a etiquetas de parceria paga em posts;
  • As marcas divulguem claramente colaborações de parceria paga.

Isso faz com que a co-criação entre marcas e criadores de conteúdo seja mais estimulada agora no começo, enquanto a rede não tem funcionalidades que permitam anúncios pagos. 

Além disso, a Meta também já anunciou que está trabalhando em meios de monetizar os criadores de conteúdo e influencers da rede, o que pode incentivar a criação de conteúdo por lá.

4 dicas de como encaixar o Threads nas estratégias de conteúdo de uma empresa

Como já falamos, por ser uma rede nova, produzir conteúdos para a sua marca pode ser um desafio, mas preparamos algumas dicas que podem ajudar!

1 – Reaproveite conteúdos 

Não estamos falando de usar o mesmo conteúdo de outras redes para publicar no Threads, mas de adaptá-lo para a plataforma. 

Se você postou um vídeo no TikTok falando sobre 5 benefícios de um produto que sua marca oferece, por que não transformar os 5 benefícios em tópicos e postar como texto no Threads?

2 – Explore diferentes formatos

Além de textos, a rede aceita imagens, vídeos de até 5 minutos e mais de uma imagem por publicação, então teste os formatos e veja qual tem mais aderência com o seu público. 

Por exemplo: Você pode postar um vídeo sobre um assunto em um dia e, alguns dias depois, fazer uma thread em texto com o mesmo assunto para testar quais dos dois formatos vai ser recebido melhor. 

3 – Converse com o público

Para saber o que a sua audiência quer ver no seu perfil, nada melhor do que perguntar, não é?

Use a thread para perguntar o que seus seguidores desejam ver na sua conta, o que eles mais gostaram na rede até agora ou quais são os formatos preferidos, por exemplo.

Isso vai te ajudar a entender bem melhor o comportamento deles na nova rede.

 4 – Estimule a interação

O Threads é uma ótima maneira de aproximar sua marca do público e trazer uma imagem mais humanizada para o seu negócio. 

Como a ideia é ter conversas em tempo real, você pode conversar mais abertamente com os seus seguidores, mandar um “bom dia”, puxar assuntos que estão em alta no momento ou até fazer brincadeiras relacionadas ao trabalho, como no exemplo abaixo do Duolingo.

3 marcas de sucesso que estão aproveitando o Threads com criatividade!

Gerar conversas é um dos pontos fortes do Threads, já que a interação entre o usuário e a marca se torna mais simples com as funcionalidades de citar e responder os comentários, por exemplo, e é exatamente isso que as marcas estão explorando mais. 

Confira alguns exemplos:

1 – Duolingo

Assim em como todas as suas outras redes, o Duolingo também tem uma comunicação divertida e descontraída no Threads. Só que diferente do TikTok e do Instagram, que o foco são conteúdos em vídeo, na nova rede, o Duolingo aproveita bem o recurso de texto. 

Threads da marca Duolingo

 2 – Netflix

A Netflix Brasil se destaca em todas as redes que está presente, e no Threads não é diferente. A marca aproveita de memes e do recurso de respostas para gerar conversas com a audiência. 

Threads da marca Netflix

3 – Risqué

Já a famosa marca de esmaltes está aproveitando a nova rede para se aproximar do público através da conversa. Nas threads, a marca busca incentivar seus seguidores a interagirem nos comentários, além de aproveitar o espaço para respondê-los também. 

Threads da marca Risqué

O futuro do Threads pode não ser tão concreto por enquanto, mas o novo concorrente do X ainda tem muito o que desenvolver e potencial para se tornar outra grande plataforma da Meta, assim como o Instagram e o Facebook. 

Depois do que você leu, acha que o Threads vai continuar crescendo ou vai ter o mesmo destino do lançamento que deu errado em 2019? Conta aqui nos comentários!