Como Crescer no Instagram em 30 Dias! [2024]

Como Crescer no Instagram em 30 Dias! [2024]

por Larissa Ferreira

Publicado em 07 de março de 2024

Neste conteúdo, vamos falar sobre como crescer no Instagram em 30 dias. Este será um artigo fundamental para a sua marca no mês de março. E então, você aceita o nosso desafio?

Como Crescer no Instagram em 30 Dias: Definindo sua Estratégia e Objetivos

Como Crescer no InstagramO primeiro detalhe que você deve definir é sua estratégia de acordo com seus objetivos. Afinal, sem uma estratégia clara, é impossível replicar os resultados que outras marcas conseguiram.

Cada estratégia servirá para um objetivo diferente. Neste conteúdo, vamos focar em aumentar o número de seguidores em 30 dias. Entretanto, a quantidade de seguidores pode variar de acordo com os seus objetivos.

Por exemplo, vamos imaginar que você deseja apenas os primeiros 1000 seguidores para o seu perfil. Com isso, sua estratégia será mais simplificada. Entretanto, se você deseja 10.000 seguidores, sua estratégia terá que ser mais complexa.

Como Crescer no Instagram – Passo 1: Entenda se suas expectativas estão no lugar

O primeiro passo para definir seus objetivos é verificar suas próprias expectativas. A melhor maneira de fazer isso é analisar os números de outras marcas semelhantes à sua. Portanto, faça uma lista de perfis no Instagram do seu nicho e verifique a quantidade de seguidores.

O segundo passo é ir até o site SocialBlade clicando aqui. No site, aplique o filtro do Instagram ao clicar no menu suspenso ao lado da barra de pesquisa no canto superior direito. Em seguida, pesquise os nomes dos perfis listados anteriormente.

Para cada perfil pesquisado no site, você pode descobrir quantos seguidores novos o perfil conquistou. Ao pesquisar todos, você terá uma média de seguidores por mês para o seu nicho. O ideal é que sua lista contenha pelo menos 10 perfis ou mais.

Dessa forma, você pode ajustar suas expectativas à realidade do nicho da sua marca e então escolher a estratégia certa para o perfil e para os próximos passos.

Como Crescer no Instagram – Passo 2: Defina a estratégia e seus recursos

Se seus objetivos são maiores do que a média de seguidores para o seu nicho no mês, você precisará de mais recursos. Se forem menores do que essa média, precisará de menos recursos.

Quando falamos de recursos, estamos nos referindo à união da sua estratégia com uma equipe, tráfego pago e outros recursos para ajudar você a atingir seus objetivos. Se você tem menos recursos do que o necessário, é interessante reconsiderar seus objetivos.

Infelizmente, somente a experiência vai determinar se você tem os recursos necessários para atingir determinado objetivo. Por isso, recomendamos que você busque objetivos mais simples para os primeiros 30 dias e depois você pode expandir no futuro.

Abaixo, vamos mostrar algumas das principais estratégias que já discutimos em nosso blog para que você possa escolher:

Recomendamos que você leia cada um dos nossos conteúdos acima para criar uma estratégia ideal e completa. Mesmo que você opte por não utilizar nenhuma dessas estratégias, pelo menos terá uma visão mais abrangente.

Como Crescer no Instagram em 30 Dias: Criando Conteúdo

Após escolher uma das estratégias mencionadas anteriormente, está na hora de colocar a mão na massa e criar conteúdo para começar a crescer no Instagram.

Uma das melhores formas de atrair seguidores é utilizar hashtags populares relacionadas aos assuntos relevantes do momento e produzir uma boa quantidade de conteúdo em Reels.

Como Crescer no Instagram – Passo 1: Defina um calendário de conteúdo

Primeiramente, defina um calendário de conteúdo, ou seja, uma planilha com um tema relevante para cada dia no mês. 

Faça uma pesquisa profunda sobre os temas da sua concorrência e busque trazer assuntos que estão em alta no momento e conectá-los com a sua marca. 

Por exemplo, explore como a inteligência artificial pode afetar a indústria relacionada à sua marca.

Clique aqui e confira nosso artigo sobre estratégia de conteúdo viral, como usar memes em alta!

Como Crescer no Instagram – Passo 2: Defina uma formatação para automatizar

O segundo passo na criação de conteúdo é definir uma formatação para automatizar o processo. Isso inclui escolher as cores que serão usadas em cada post, a fonte que será utilizada, onde ficará o @ da sua empresa, entre outros detalhes.

Por mais simples que possa parecer, definir uma formatação e criar o conteúdo com base nela é a melhor forma de automatizar a criação do conteúdo.

Clique aqui para ver nosso conteúdo sobre automações no Instagram e como economizar tempo para ser mais produtivo

Como Crescer no Instagram – Passo 3: Comece a produzir antes de postar

No terceiro passo, comece a produzir e tenha uma boa quantidade de conteúdo pronto antes de começar a postar. Nossa recomendação é que você tenha pelo menos 10 conteúdos prontos antes de começar a postar.

Isso é fundamental para a estratégia, pois em caso de qualquer problema que ocorra ou necessidade de produção de novo conteúdo, você terá a garantia de que seu público não ficará sem conteúdo.

Como Crescer no Instagram – Passo 4: Interagindo com seguidores

A interação com os seguidores deve ser feita desde o primeiro dia. Absolutamente qualquer pessoa que interaja com o seu perfil, seja comentando, curtindo ou compartilhando, a sua marca precisa interagir de volta.

Nossa recomendação é enviar uma mensagem direta (DM) para a pessoa que interagiu, reconhecendo a interação que ela fez e agradecendo. Além disso, mostre-se disposto a solucionar qualquer questão que a pessoa possa ter.

Como Crescer no Instagram em 30 Dias: Monitorando Resultados

Como Crescer no InstagramPor fim, temos o monitoramento de resultados para garantir que você está no caminho certo. Nossa recomendação é que esse monitoramento seja feito semanalmente, dessa forma dividindo o seu objetivo em 4 semanas.

Por exemplo, se o seu objetivo é conseguir 1000 seguidores, você precisa de 250 seguidores semanalmente. Dessa forma, você e sua equipe podem avaliar se precisam de mais recursos ou se precisam ajustar algo nos conteúdos.

Como mencionamos anteriormente, é necessária experiência para saber o que mudar e quando mudar. Porém, Clique aqui para saber como aumentar o engajamento no Instagram, esse é um guia completo.

Além de visualizar o nosso outro conteúdo, é interessante acompanhar as seguintes métricas semana após semana:

  • Taxa de Seguidores: Quantas pessoas visitam seu perfil e se tornam seguidores.
  • Taxa de Interação: Quantas pessoas visualizam os conteúdos e interagem de alguma forma.
  • Alcance entre Posts: Qual post teve mais visualizações em comparação com outros posts do seu perfil.

Se a taxa de seguidores está baixa, é necessário atrair mais pessoas e o tráfego pago pode ser uma ótima opção para aumentar essa taxa. Já quando a taxa de interação está baixa, significa que os temas dos conteúdos não estão gerando tanto interesse.

Por fim, o alcance dos posts pode ser melhorado com mais conteúdo postado. Nossa recomendação é que você publique cerca de 3 conteúdos por dia em formatos diferentes. 

Por exemplo, um carrossel, um reels e um texto longo.

Se você deseja ler mais conteúdos estratégicos como esse aqui, clique aqui e visite o nosso blog!