Como ganhar curtidas no Instagram: 10 dicas que funcionam!

Como ganhar curtidas no Instagram: 10 dicas que funcionam!

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 23 de março de 2022

Não é porque as curtidas deixaram de ser exibidas no Instagram que elas deixaram de ser importantes! Aliás, a visualização dos likes já fez seu comeback agora que o Instagram dá a opção dos usuários escolherem, em cada post, se a métrica vai ser exibida publicamente e também acrescentou curtidas nos Stories.

Visíveis pros outros ou não, as curtidas ainda são uma das principais métricas de engajamento junto com os comentários. E pra garantir que seu conteúdo vai render um bom número, confira nossas dicas de como ganhar curtidas no Instagram!

Resumo:

Por que o número de curtidas é importante?

Mesmo que o número de curtidas não apareça para outros usuários, o algoritmo do Instagram está sempre de olho nelas pra determinar a entrega e alcance de cada post.

São as métricas de engajamento – que incluem também comentários, posts salvos e compartilhamentos – que indicam pro algoritmo o que o usuário gosta de ver, que tipo de conteúdo ele consome e com que usuários ele mais engaja.

Por isso, ganhar aquele like dos seus seguidores nunca foi sobre a vaidade de quem tem mais curtidas, e sim sobre fazer o Instagram entender que seu conteúdo é relevante.

Onde analisar suas métricas do Instagram

Pra olhar o número de curtidas, mesmo que elas estejam ocultas para os outros usuários, você ainda pode checar abrindo foto por foto e clicando em “Curtido pore outras pessoas“.

Mas, se a ideia for ter uma visão geral das suas curtidas ou gerar relatórios completos, o ideal é checar suas métricas a partir do Instagram Insights. Pra isso, sua conta precisa estar na modalidade comercial ou de criador de conteúdo, ok? Caso ainda não esteja, siga o passo a passo desse post pra converter sua conta pessoal.

Se já estiver, é só seguir essas etapas:

  1. Abra seu perfil
  2. Clique em “Insights”
  3. Vá em “Contas com engajamento”
  4. Selecione o período de análise
  5. E role a tela até embaixo pra ver seu total de curtidas naquele período e publicações mais relevantes

.

Pra ver suas métricas pelo Postgrain e gerar relatórios que você pode baixar pra compartilhar com os clientes, também é bem simples:

No Postgrain

  1. Faça login na sua conta do Postgrain
  2. Vá para a aba de “Relatórios”
  3. Desça a tela até “Principais publicações”
  4. Clique nas três barrinhas no canto direito e selecioneEngajamento

10 dicas de como ganhar curtidas no Instagram

  1. Invista em conteúdos de vídeo

Os vídeos estão sempre em alta, ainda mais já que o Instagram já oficializou que pretende focar cada vez mais no formato

Investir em vídeos, principalmente nos Reels, que tem um ótimo alcance e muito potencial de viralizar, com certeza vai te dar o impulso necessário pra conseguir mais curtidas. Afinal, quanto mais pessoas você alcança, mais pessoas você pode agradar!

  1. Poste fotos de boa qualidade

Entre milhares de conteúdos que passam pelo Feed dos usuários a todo momento, você precisa se destacar (de preferência positivamente 👀), e fotos com boa qualidade são a chave pra isso! Fotos com má qualidade, além de não serem atrativas, passam sensação de amadorismo. 

E lembrando que não precisa de equipamento profissional pra isso. Uma boa iluminação, uma lente limpa e uma boa edição já fazem o trabalho! Se for pegar fotos prontas, priorize pesquisar por tamanhos grandes no Google ou aposte em bancos de imagens com alta qualidade.

  1. Conheça os horários do seu público

A pergunta de ouro que todos fazem é: qual o melhor horário pra postar no Instagram?

Mas a verdade é que a resposta pode ser muito relativa. Por isso, é muito importante que você conheça seu público, analise suas métricas e descubra qual o seu melhor horário para postar no Instagram. Pra garantir um bom alcance e bom número de curtidas, entenda os hábitos do seu público e em que período eles estão mais ativos. 

  1. Use CTAs (Call to Action)

As chamadas para ação (ou CTAs, que é abreviação pra Call To Action) podem ser grandes aliadas para você conseguir converter seu alcance e impressões em curtidas! Nas artes ou no texto que você criar pro seu conteúdo, procure sempre inserir esses CTAs para incentivar as pessoas a curtirem, comentarem e marcar os amigos pra fazer o mesmo!

Temos aqui no blog um post completíssimo com vários exemplos de CTAs que você pode usar no Instagram com diferentes objetivos e para diferentes formatos.

  1. Use as hashtags certas

As hashtags são uma boa ferramenta do Instagram para conseguir mais alcance e atingir o público certo que pode curtir seu conteúdo. Mas, pra isso, é preciso saber usar as hashtags com sabedoria! Alguns pontos pra levar em consideração nessa escolha:

  1. Priorize hashtags do mesmo idioma do seu conteúdo
  2. Evite as mais famosas e clichês que não dizem nada sobre o seu conteúdo
  3. Foque nas hashtags do seu nicho (ex: #marketingdigitalbrasil #maquiadoraprofissional)

Ah, e não exagera na quantidade, ok?

  1. Saiba usar o SEO do Instagram

A sigla SEO significa otimização dos motores de busca, em inglês, e é mais usada por quem trabalha com textos pro Google. Como agora o Instagram permite pesquisas por palavras-chave, vale a pena investir em SEO para Instagram.

Ao escrever suas legendas, pense em termos que seu público-alvo pode pesquisar pra chegar naquele conteúdo e tente inseri-las naturalmente no texto pro post ser encontrado. Exemplo: ao invés de “receita:” que tal “receita de bolo de chocolate”? Assim os usuários te encontram através de diferentes combinações de pesquisa e você amplia seu alcance (e curtidas!).

  1. Produza conteúdo para Feed e Story

As curtidas não são mais exclusividade do Feed! Desde março de 2022, os Stories também podem ser curtidos. E apesar de somente o próprio usuário que postou conseguir ver essa curtida, ela é importante pra que o algoritmo entenda o que os usuários gostam de assistir por lá.

Por isso, produza conteúdo variado pros dois formatos e aposte em CTAs (Call To Action) que chamem o seu público para curtir seus posts. Dessa forma, o Instagram vai entender melhor que tipo de público se interessa pelo seu conteúdo e pode ampliar a distribuição.

  1. Fale sobre assuntos do momento (atenção!)

Esteja sempre de olho nos assuntos que estão em alta, os principais debates do momento e, claro, nos memes! Obviamente, só vale a pena falar daquilo que vai sentido pro seu perfil, então não adianta fazer um post deslocado sobre política ou guerra só por fazer se você não tem nada de útil a acrescentar e nem faz sentido pro seu conteúdo.

Usados da forma certa, tópicos do momento, programas em alta, memes ou notícias virais podem terminar rendendo bons conteúdos e as pessoas vão correr pra curtir já que já estão engajadas naquele assunto em toda parte!

  1. Seja constante no Instagram

Manter a constância na qualidade do seu conteúdo e uma boa frequência de postagens é essencial pra que seus seguidores engajem cada vez mais com seus posts. Afinal, quem não é visto, não é lembrado, então certifique-se de manter um bom volume de conteúdos entrando e que eles serão memoráveis pelos motivos certos! 

Se precisar de uma ajudinha extra pra conseguir manter o ritmo, considere usar uma ferramenta de agendamento de posts e gerenciamento das ações do Instagram, como o Postgrain.

  1. Use o modo colaboração

Uma ótima forma de conseguir mais curtidas no Instagram é postar em colaboração com outro usuário! Pode ser um amigo, uma marca parceria… O importante é que a collab faça sentido pras duas partes, assim ambos os públicos vão engajar naquele mesmo conteúdo e você terá a chance de conseguir o dobro de audiência, o dobro de impressões e possivelmente o dobro de curtidas!

Gostou das dicas?

Se testar, conta pra gente quais dessas mais funcionaram pra você!