O que postar nos stories do Instagram em 2023 + Ebook grátis

O que postar nos stories do Instagram em 2023 + Ebook grátis

por Postgrain Academy

Publicado em 19 de novembro de 2020

O Instagram Stories é uma forma rápida e fácil de você compartilhar os melhores momentos do dia a dia e criar uma conexão com seus seguidores. Para quem usa os stories do Instagram para divulgar um negócio, é uma ótima ferramenta para atrair clientes.

É comum ler em algumas bios do Instagram que “o ouro está nos stories” — e isso é uma grande verdade para quem entrega conteúdo de qualidade. Quer saber como? Segue a leitura!

Por que postar no Instagram Stories?

O Story do Instagram é uma ferramenta que permite publicar imagens, vídeos e textos que ocupam verticalmente toda a tela do dispositivo móvel, possibilitando inúmeras formas de criar conteúdo. Como o próprio nome indica, é um formato de publicação feita para se contar histórias.

Dados divulgados pelo Instagram revelam que cerca de 68% das pessoas da rede ficam mais interessadas em uma marca ou em um produto depois de ver o item nos Stories. E olha que tem muita gente usando essa rede social. Nada melhor do que criar presença de marca onde seus possíveis clientes estão, né?

O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking entre os que mais passam tempo na internet. Segundo dados de uma pesquisa realizada em 2022 pela Hootsuite e We Are Social. Já são mais de 120 milhões de usuários que usam Instagram no Brasil. Nesse contexto, utilizar o Instagram Stories na estratégia de marketing digital é uma excelente vitrine para qualquer negócio empresarial ou divulgação de serviço de pessoa física.

Quais as vantagens de utilizar o Instagram Stories?

O feed do Instagram é como se fosse a vitrine de uma loja e os Stories do Instagram representam o espaço interno dessa loja onde o consumidor consegue experienciar a marca. Confira abaixo como isso ocorre!

Mais proximidade com o público

Com o Instagram Stories você cria conteúdos com mais frequência e sem grandes produções. Mostre seu cotidiano, curiosidades e tenha conexões verdadeiras com seus seguidores.

Caso você tenha uma empresa, pode usar o Stories do Instagram para compartilhar os bastidores do seu negócio. Uma loja, por exemplo, pode mostrar como um produto é feito, membros da equipe e detalhes por trás das cenas. Isso gera grande interesse do público, já que o resultado final, geralmente, só é exposto no feed

Uso de diferentes recursos

Apostar na criação de conteúdos interativos é uma das melhores formas para aumentar o engajamento entre os seguidores pelo Instagram Stories. Dentro do Stories é possível usar várias figurinhas (stickers) para incrementar a sua mensagem, deixá-la mais dinâmica e atrativa para a audiência. Enquetes, caixa de perguntas, GIF são algumas delas.

O que postar no Instagram Stories? [+ Material Gratuito]

Temos um artigo aqui no nosso blog que ensina como usar esses conteúdos interativos para stories do Instagram. Quando bem utilizados, eles prendem a atenção e geram reconhecimento de marca.

Acompanhamento da interação dos seguidores com o story

Uma dica para você conseguir mais dados sobre sua conta do Instagram e estatísticas do Instagram Stories é transformá-la em conta profissional ou conta de criador de conteúdo. 

Com essa escolha de conta várias funções são adicionadas a um perfil e de forma gratuita. Métricas das publicações e criação de anúncios pagos são dois recursos importantes para acompanhar o crescimento de um Instagram. Caso queira voltar à conta pessoal, o processo é reversível a qualquer momento.

O que postar no Instagram Stories? [+ Material Gratuito]

Para ter uma visão mais aprofundada de sua análise do Instagram Stories, abra seus Stories, clique no ícone de visualizações (“Atividade”) e depois no ícone de gráfico.Serão exibidas várias métricas importantes para avaliar o sucesso de seus stories, como:

  • cliques no link;
  • visitas ao perfil;
  • cliques no site;
  • impressões;
  • novos seguidores.

Direcionamento dos seguidores para outras páginas

Uma das possibilidades do Instagram Stories é direcionar tráfego do Instagram para outros canais como um blog ou site. Desde outubro de 2021, qualquer perfil pode adicionar link nos stories do Instagram por meio do sticker “Link”. O que antes era permitido apenas para contas com mais de 10 mil seguidores ou através de anúncios, e umas das formas de colocar link no Instagram mais requisitada, agora é para todos.

O que postar no Instagram Stories? [+ Material Gratuito]

 

Como planejar a criação de stories do Instagram?

O planejamento dos conteúdos do Instagram ajuda a criar constância nas publicações do perfil e pode fixar a sua marca, seja pessoal ou profissional, na mente dos seguidores. Além disso, planejando o seu conteúdo, possíveis erros são minimizados e a qualidade das postagens aumenta.

Qual seu objetivo com a presença no Instagram? Com este norte você direciona a narrativa de sua criação de conteúdo. E com os Stories do Instagram você cria histórias para:

  • aumentar o alcance;
  • gerar lembrança de marca e consideração;
  • levar visitas ao site da sua marca ou a uma página de compras;
  • aumentar conversões, downloads ou vendas. 

Um ponto importante no planejamento dos conteúdos é o horário de postagens dos conteúdos. Existe um consenso para quem trabalha com Instagram Marketing que diz: o melhor horário para publicar no feed é quando os seguidores estão online e mais ativos.

Mas com o Instagram Stories é um pouco diferente, já que os conteúdos ficam disponíveis por 24 horas. Assim, não importa se você publicou algo enquanto o seu seguidor estava online, já que é muito provável que ele assistirá a história depois.

Muitas vezes é preciso aproveitar o que está acontecendo em determinado momento. Também não vale perder o timing de eventos importantes. Falando nisso, nossa plataforma permite agendar stories, e conteúdos para o feed também, nos melhores horários indicados pelo seu Instagram Insights. Teste o Postgrain gratuitamente por 7 dias.

8 dicas do que postar nos stories do Instagram

Para quem está começando a postar seus primeiros stories no Instagram, nada melhor do que ter ideias práticas para aplicar na sua conta. Confira algumas dicas!

1. Templates

Modelos de conteúdos com arte ou ideias de assuntos para postar em cada dia da semana são tipos de templates que você pode adaptar a ideias para o seu perfil. Além de usar templates para os seus próprios conteúdos, é interessante criar templates para que seus seguidores printem e usem em seus perfis.

Alguns conteúdos engajáveis para templates do Instagram stories são:

  • quiz com checklist de pontuação;
  • perguntas que devem ser respondidas com um GIF;
  • bingo relacionado aos temas do seu perfil;
  • sticker “Sua vez” para que a audiência mostre algo específico.

O que postar no Instagram Stories? [+ Material Gratuito]

 

2. Enquetes

Pra saber a opinião do público, colher dados numéricos ou qualitativos (opiniões), o uso do sticker de Enquete é uma ótima opção, assim como as demais figurinhas interativas (Teste, Termômetro, Reação).

3. Toque para editar

Quem não curte um “antes e depois” bem surpreendente? Encantar os seguidores também faz parte do relacionamento de marca. Para evitar que o usuário saia da sua sequência de stories sem ter finalizado a visualização de todos os conteúdo, use a brincadeira do “toque para editar. Funciona assim:

  • no primeiro story escolha algo que está desarrumado, bagunçado ou sem finalização;
  • escreva na lateral direita desse primeiro story a frase “Toque para editar” ou “Toque para arrumar” (o verbo fica à seu critério);
  • no segundo story, poste o conteúdo com a transformação que seu negócio entrega.

Um exemplo simples: uma empresa de serviço de limpeza pode mostrar a foto de um ambiente sujo e bagunçado e na imagem seguinte o local totalmente limpo e organizado.

4. Caixa de perguntas

A caixa de perguntas do Instagram Stories é a queridinha do engajamento, pois é o melhor sticker para mostrar as dúvidas dos seguidores e dar a eles uma resposta direcionada. A resposta pode ser somente texto, em vídeo ou usando texto e vídeo. Aproveite o espaço para pedir sugestões e ainda responder de forma leve e descontraída.

5. Tutoriais

Criar tutoriais é uma ótima forma de demonstrar como fazer algo relacionado ao seu produto/serviço, ilustrando a explicação com imagens, vídeos ou GIFs. Truques, dicas e passo a passo de ferramentas são boas formas de ajudar seus seguidores a resolverem pequenos problemas de formas eficazes.

6. Bastidores

Mostrar os bastidores, além de alimentar a curiosidade da audiência, é uma boa forma de mostrar o quanto há de dedicação e disciplina por trás do que você oferece. Algumas ideias de bastidores incluem apresentar:

  • como o seu produto é feito;
  • quais processos estão por trás da entrega de um serviço;
  • quais dificuldades você enfrentou e superou;
  • como é a sua rotina de trabalho;
  • o que é feito nas horas livres.

7. Resenhas

Lembra dos influenciadores digitais e dos blogueiros mostrando os “recebidos” em seus perfis? Esses materiais são chamados de resenhas e servem para demonstrar como se usa algum produto e se ele cumpre o que promete. 

É útil para recomendar algum produto relacionado ao que você faz ou avaliar os prós e contras de algum serviço. Seja gentil e responsável com o teor da avaliação para dar argumentos válidos, ok?

8. Destaques de stories no perfil

Você pode prolongar a visualização das 24 horas usuais dos Stories do Instagram ao fixar os conteúdos nos destaques do perfil. 

Os destaques permitem que os stories fiquem salvos pelo tempo que você decidir no seu perfil. Eles funcionam como álbuns que reúnem os melhores momentos do Instagram Stories e que podem ser assistidos a qualquer momento. Uma dica é criar categorias para cada destaque. Desta forma, você coleciona o conjunto de histórias em capítulos separados. 

A localização deles também é bem privilegiada, já que ocupam o espaço que vem logo após a biografia e antes do feed.

Como engajar os seguidores pelos Stories do Instagram?

Para produzir stories memoráveis e envolventes é necessário saber contar uma história. Muita gente acredita que apenas influenciadores conseguem criar essa conexão, mas, com a mensagem certa, as empresas podem conectar o seguidor em um nível emocional tão forte a ponto de jamais ser esquecida. 

Lembre-se do storytelling, a habilidade de contar histórias que tenham significados e apelo emocional. Crie contextos e vínculos profundos, que inspirem e motivem a sua audiência a agir de alguma forma. No Stories do Instagram, as histórias precisam ser contadas de forma rápida, pessoal e interativa. Isso permite misturar narrativas divertidas e leves, inclusive em conteúdo comercial.

Baixe o Guia de 30 dias de Conteúdo para Instagram Stories

Para te ajudar a ter sempre conteúdo de qualidade no seu Instagram, nós preparamos um material exclusivo para os seus stories. É só baixar gratuitamente o Guia de 30 dias de Conteúdo para Instagram Stories. Agora você não vai ter desculpas de estar sem ideias para postar. Produza diversos conteúdos para aumentar o reconhecimento e engajamento do seu Instagram. 

O que postar no Instagram Stories? [+ Material Gratuito]

Com o nosso guia, você também vai aprender a criar seu próprio moodboard e conferir se seu perfil está 100% completo usando nosso checklist especial, além de aprender sobre o Storyboard de Stories.

Curtiu este artigo? Temos muito mais conteúdo aqui em nosso blog. ?