Black Friday no Instagram 2022: 9 dicas para vender mais

Black Friday no Instagram 2022: 9 dicas para vender mais

por Postgrain Academy

Publicado em 29 de outubro de 2020

A Black Friday 2022 está coladinha com a Copa do Mundo de futebol e está na lista de interesse de 71% dos consumidores brasileiros, segundo dados do Instituto Ipsos. Cada vez mais as pessoas estão comprando online e as buscas pelo período de promoções aumentam a cada ano. 

Cher, uma das "Patricinhas de Beverly Hills" com sacolas de compras nas mãos
Configurar uma loja no Instagram, fazer parcerias com marcas e influenciadores digitais ou criar uma campanha para a Black Friday podem ajudar sua empresa a prosperar online nas semanas agitadas que estão por vir. Por isso, vamos te ajudar a aproveitar esse período de grande consumo com dicas, checklists e tutoriais pra estimular suas vendas dentro do Instagram.

Checklist de planejamento para a Black Friday

Preparamos um checklist para você não deixar passar nada durante a Black Friday 2022 e conquistar ótimas vendas por meio da internet.

1. Criação de conteúdos no Instagram

Várias empresas adotam o visual do pretinho básico durante a Black Friday, mudando a foto do perfil e até o layout das publicações do feed. Você pode criar uma borda preta nas postagens ou um selo, por exemplo. Só não vale fugir da sua linha editorial.

Com a Black Friday, o momento é ideal para planejar melhorias que levem o negócio a aumentar suas vendas através do Instagram Marketing. É a partir do planejamento de marketing que a essência da sua comunicação é construída. O ideal é que você responda algumas das perguntas abaixo ao planejar sua campanha:

  • Qual é a mensagem (ideia ou conceito) a ser passada na minha campanha?
  • Qual estratégia promocional usarei?
  • Como a campanha ajudará a atingir meus objetivos de negócios?
  • Qual é o objetivo principal da minha campanha?
  • Quais produtos ou serviços entrarão na ação da Black Friday?

2. Definição de promoções

Escolha os produtos e/ou serviços que vão receber descontos promocionais e aproveite para fazer enquetes utilizando o Instagram Stories para saber o que os seus seguidores gostariam de comprar. Segundo pesquisa do Facebook, 68% das pessoas ficam mais interessadas em uma marca ou produto depois de vê-lo num Story.

Se você precisa de uma ajudinha para criar Stories criativos, temos o Curso de Stories no Postgrain Academy. Vamos te ensinar a dominar técnicas, aplicativos e ferramentas que ajudam a criar uma comunicação efetiva e autêntica.

3. Produtos com todas as informações disponíveis

Prepare-se para tirar todas as dúvidas dos seguidores a respeito do que você vende. Tenha um FAQ com as perguntas e respostas mais frequentes do público e todas as informações possíveis sobre seus produtos e/ou serviços.

Com esse FAQ é possível usar o recurso respostas salvas, do Instagram Direct, para agilizar as interações no seu perfil.

4. Site seguro e preparado para aumento de acessos

Se você pretende direcionar os usuários do Instagram para finalizar a compra em um site, tenha certeza que essa página é segura para ele e preparada para o aumento de acessos da Black Friday. Confira se o site tem todos os certificados de segurança (incluindo o certificado SSL), além de checar o tempo de carregamento da página de compras.

9 dicas para vender mais no Instagram na Black Friday

Depois de analisado qual o objetivo do seu negócio com a Black Friday, definido os produtos que entrarão em promoção e preparada a página de vendas, é hora de usar o Instagram para convidar a clientela. Confira como fazer isso!

1. Antecipe sua divulgação de Black Friday no Instagram

O dia oficial da Black Friday é fixo e ocorre na última sexta-feira de novembro. Em 2022, essa ação promocional ocorrerá no dia 25/11. Considere começar sua campanha antes. Por exemplo, poste na semana anterior da Black Friday prévias sobre os produtos e/ou serviços que receberão descontos. Alguns ganchos que podem ser usados:

  • gerar curiosidade nos seguidores para incentivá-los a opinarem quais produtos desejam;
  • fazer enquetes para o público escolher qual produto deve entrar na promoção;
  • compartilhar detalhes das pechinchas antes do dia;
  • adicionei lembretes em posts do feed e nos stories;
  • engate uma promoção pós-Black Friday focada no Natal (mas só comunique no final da BF).

2. Agende suas postagens antecipadamente

Nada de perder o timing durante a Black Friday. Prepare o calendário de postagens e agende seus posts nos melhores horários indicados pelo Instagram Analytics. Você pode usar a plataforma do Postgrain para agendar seus posts do feed, Stories e Reels. Aproveite a oportunidade para testar gratuitamente por 7 dias!
ezgif.com-video-to-gif__5_.gif

3. Dê um nome para sua promoção de Black Friday

Várias marcas e empresas usam a clássica hashtag #blackfriday e/ou #blackfridaybrasil para divulgar suas ações. Porém, a concorrência é imensa e a disputa pra ter seu conteúdo notado nessa marcação também.

Diante de tantos conteúdos, sugerimos que seja criado uma hashtag personalizada para a sua campanha de Black Friday, para usar junto com essas tags genéricas. Assim, você categoriza seus posts no resultado da busca do Instagram com mais facilidade de encontrar.

 Instagram e #BlackFriday: como se planejar
Usar hashtags relevantes e direcionadas em suas postagens e histórias ainda é uma das melhores maneiras de ser descoberto por novos públicos no Instagram. Um exemplo de marca que criou uma super hashtag foi a C&A com a #LiquidaBlack.

4. Trabalhe com preços reais

Fuja da “Black Fraude”, ou seja, o aumento do preço do produto indicando como desconto o preço real dele só para parecer mais barato. É preciso muito tempo e trabalho de marketing para criar relacionamento com os seguidores. Não estrague essa confiança mascarando preços.

Como já dizia Warren Buffett, considerado um dos investidores mais bem sucedidos do mundo: “São necessários 20 anos para construir uma reputação e cinco minutos para arruiná-la. Se você pensar nisso, fará as coisas de maneira diferente.”

5. Reforce o atendimento ao cliente

Com mais pessoas usando o Instagram pra buscar lojas onde farão suas comprinhas, é necessário dar mais atenção a elas durante a Black Friday.

Nada de deixar os comentários das publicações do feed sem resposta, muito menos as DM (Direct). Cuide de todos os detalhes para criar uma jornada de compra tranquila e positiva para os seguidores e conte com o Postgrain pra gerenciar e responder as interações do seu Instagram.

Uma boa ideia é criar algumas opções de respostas prontas para as perguntas que se repetem com frequência. Mas nada de soar como robô, hein? ?
 Instagram e #BlackFriday: como se planejar

6.  Engaje os seguidores através dos Stories

Os stories do Instagram têm grande visibilidade no app em comparação a um post no feed. É um bom meio para conversar com a audiência sem a formalidade do feed, mostrar os bastidores e colocar os seguidores pra interagirem com o que você estiver informando.

Estimule essa interação com as figurinhas interativas, ou seja, os stickers em que o usuário pode clicar para demonstrar alguma ação. São eles:

Use os Stories para engajar seus seguidores

Como anda sua comunicação vertical? Os stories têm uma autoridade grande dentro do Instagram e possuem mais chances de visualização em comparação a um post comum no feed. Além disso, um estudo constatou que 68% das pessoas da rede ficam mais interessadas em uma marca ou em um produto depois de ver o item nos Stories.

7. Compartilhe conteúdo gerado pelo usuário

O conteúdo gerado pelo usuário, também conhecido como UGC, pode ser qualquer tipo de conteúdo que um seguidor produziu espontaneamente para a sua marca. Pode ser em vídeo, imagem e até mesmo aquele comentário em texto que alegra nosso coração (quem é social media sabe bem do que estamos falando).

O UGC conta com vários benefícios que vão muito além de deixar o feed ou Stories bonitos. Esse tipo de conteúdo é a chave para diversificar o que você posta e, o melhor, demonstrando para os outros seguidores o quanto a sua marca é reconhecida e amada.

Durante a Black Friday, compartilhe os conteúdos gerados pelos seguidores que estiverem relacionados aos seus produtos definidos para a campanha. Afinal, o melhor marketing é o que os clientes fazem gratuitamente sem nem solicitarmos.

8. Crie um código promocional especial para o Instagram

Criar um código promocional na Black Friday para seguidores do seu Instagram pode gerar um engajamento legal com a sua audiência, além de trazer novos seguidores. Afinal, quem não adora compartilhar dicas boas com os amigos?

Mas lembre-se: sua equipe de atendimento deve estar preparada para resolver qualquer problema ou dúvida sobre o código no seu site.

9. Faça parceria com influenciadores

Os influenciadores digitais são pessoas das mais diversas áreas de atuação que têm um grande número de seguidores nas redes sociais. Esses perfis usam sua influência para propagar suas opiniões e impactar a opinião de seus seguidores num momento de compra.

Por terem grande capacidade de mobilização com o público, o uso de influenciadores digitais que têm match com sua marca pode ser a virada de chave para uma campanha de Black Friday de sucesso.

Os influenciadores têm um público segmentado, resultados mensuráveis e o custo da ação pode ser negociável. Avalie quais influencers têm valores semelhantes aos da sua marca e as possibilidades de parceria.

10. Faça anúncios com Instagram Ads

Às vezes, apenas a estratégia de conteúdo orgânico não gera os resultados que sua marca pretende alcançar. Logo, é preciso investir em anúncios pagos para atingir seus próprios seguidores e novos usuários do Instagram que ainda não te acompanham.

Existem duas formas de criar anúncios para o Instagram. A primeira é pelo próprio aplicativo e a segunda é através do Gerenciador de Anúncios do Facebook. A diferença entre os dois é a limitação de configurações.

No aplicativo do Instagram dá para patrocinar as postagens, mas os dados de segmentação são básicos e não há a possibilidade de baixar relatórios. Com o Gerenciador de Anúncios é possível organizar conjuntos de anúncios com os mesmos objetivos, acessar informações, baixar relatórios e analisar outras métricas sempre que precisar. Basta escolher a informação que você busca para começar a analisar.

Se precisar de ajuda, baixe gratuitamente o nosso passo a passo completo para usar o Instagram Ads.

[Bônus] Como configurar uma loja dentro do Instagram

Criar uma loja no Instagram pode te ajudar a se conectar com seus clientes e aumentar o número de vendas durante a Black Friday. Com essa ferramenta gratuita você cria postagens com seus produtos e marca o link exato para adquiri-los em seu site. Também é possível visualizar o resumo das atividades de vendas, catálogo e ações sugeridas.

Além de criar uma vitrine digital dos seus produtos, é possível compartilhar as promoções com anúncios no feed, Stories e Reels, aumentando o alcance das suas postagens. Confira o passo a passo para criar sua loja:

  1. Sua conta do Instagram precisa ser empresarial. Se você ainda está engatinhando na parte de anúncios, dados e algoritmos, temos o Curso Instagram Business, que te ensina os primeiros passos para deixar sua conta mais profissional e aumentar a performance das suas estratégias de Instagram Marketing.
  2. Escolha se vai configurar sua loja no Gerenciador de Comércio da Meta ou em uma plataforma externa compatível.
  3. Selecione um método de finalização da compra.
  4. Escolha seus canais de venda ao selecionar se sua loja será no Instagram, no Facebook ou em ambos.
  5. Adicione produtos à sua loja ao conectar um catálogo existente. Caso ainda não tenha, você poderá criar um.
  6. Revise a loja e envie-a para análise do Instagram.

Essa explicação é bem resumida, pois o ideal é acessar o Gerenciador de Comércio, logar na conta comercial em que deseja configurar uma loja e seguir as etapas exibidas na tela.

Conheça o Postgrain Academy

Ainda não domina todas as técnicas e ferramentas relacionadas ao Instagram? Calma, no Postgrain Academy temos cursos que podem te ajudar nessa Black Friday.

O Postgrain Academy é a plataforma de educação do Postgrain, ferramenta pioneira em gerenciamento de perfis no Instagram e marca reconhecida como autoridade quando o assunto é Instagram Marketing.

Por meio da nossa metodologia descomplicada e ágil, você ganha a autonomia necessária para construir o seu próprio caminho dentro do Instagram, saindo na frente da concorrência. Nossos cursos te ajudam a transformar os visitantes do seu perfil em fãs da marca.
O Postgrain Academy é a plataforma de educação em Instagram Marketing do Postgrain.
Com nossas aulas, você põe a mão na massa e aprende fazendo. Nossos cursos são estruturados para que você se envolva com o assunto, resolva um problema ou crie algo a partir dos conceitos apresentados.

Todos os professores atuam no mercado. Afinal, acreditamos que a troca de experiências oferece uma oportunidade única de aprender através das vivências de outras pessoas. Aprenda com quem entende e do jeito que você quiser — em texto ou em vídeo.

Conte com a gente pra levar mais performance e vendas para seu negócio digital por meio do Instagram! Combinado? 🙂

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma.