Cadastre-se
Por
Postgrain
18/10/2018
às 18:43

Instagram marketing para pequenas empresas

Ter a sua empresa ou marca presente nas mídias sociais hoje em dia é muito importante. Tenho certeza que você já encontrou algum anúncio de grandes nomes do mercado no Instagram ou já foi direcionado a comprar um produto que foi indicado por algum influenciador.

Geralmente esse tipo de empresa que eu falei acima, que patrocinam grandes anúncios ou contratam influenciadores conhecidos, possuem um bom capital de investimento e provavelmente uma equipe grande para coordenar os processos que resultam no sucesso desse tipo de estratégia de marketing digital.

Mas e quando você tem uma pequena empresa, será que é possível ter essa presença forte no Instagram? Qual o tipo de estratégia que é preciso usar?

É sobre esse assunto que vamos falar nesse artigo.

Tenha um objetivo

O primeiro passo para iniciar qualquer estratégia é definir um objetivo. O que você quer ter de retorno ao estar sendo visto no Instagram? Qual a mensagem que a sua marca deseja transmitir? Você quer ganhar maior reconhecimento de marca através de número de seguidores ou quer concentrar as vendas dentro do próprio perfil?

Todos esses pontos precisam ser estudados e definidos com base no público-alvo (que vamos falar em seguida), assim como o valor que você está disposto a investir na sua empresa para promover a sua marca no Instagram.

Defina um público-alvo e uma persona

Um dos maiores desafios de uma pequena empresa que está dando os primeiros passos no Instagram é encontrar o público-alvo e definir a persona da marca que vai se comunicar com esse público.

Lembre-se que é preciso gerar empatia com os seguidores e que quanto mais próximo e transparente o seu perfil no Instagram for, mais seguidores e futuros clientes você vai atrair.

Uma boa estratégia para atrair as pessoas certas é estudar o comportamento do seu alvo. Entenda o que seus seguidores gostam e também o que eles não gostam. Faça testes, seja na forma de escrever uma legenda ou aonde seu conteúdo funciona melhor, no feed ou stories, por exemplo.

instagram-marketing-perfil

Perfis da revista online @glamourbrasil, do canal de receitas @tastemadebr e loja de biquínis @basickni.

Ficar de olho nas tendências do seu nicho também é importante para trazer algo inovador e fazer a diferença.

Experiência visual e conteúdo

Antes de tudo você precisa responder para si mesmo essas três perguntas:

  1. Qual a essência da sua marca, ou seja, o que ela representa?
  2. Qual o interesse do seu público?
  3. O que faz da sua empresa ou marca ser única nas redes sociais?

Quando você tiver as respostas dessas questões, estará no caminho certo!

Proporcionar uma experiência visual agradável e verdadeira aos seus seguidores é essencial para iniciar uma estratégia no Instagram.  Afinal de contas a rede social trabalha exatamente com imagens e transmitir a essência da sua marca através do feed é a chave para ser notado em meio a 1 bilhão de usuários da plataforma.  

Embora pareça fácil estar no Instagram, é preciso elaborar um planejamento para “vender o seu peixe” ao cliente certo. Não basta achar que publicar qualquer foto ou vídeo será suficiente para ganhar milhares de seguidores e trazer muito engajamento para o seu site.

É preciso pensar numa estratégia de Instagram Marketing criativa, visualmente bonita e que atraia o público para o seu site ou qualquer que seja o seu objetivo.

Use os recursos do Instagram

Hashtags

Essa função tão conhecida da plataforma muitas vezes é usada de forma errada e, com isso, não atinge os objetivos corretos, como encontrar as pessoas certas para seguirem o seu perfil.

Usando a estratégia certa de hashtags você vai atrair e encontrar os seguidores que mais têm a ver com a sua marca e, assim, aumentar as chances de que essas pessoas consumam seu produto, divulguem organicamente sua marca, ou entrem em contato com você para fazer um elogio.

Mas como fazer isso?

Pesquise hashtags que você imagina que seriam de interesse daquele público e que tenham a ver com o seu segmento. É importante não ser genérico, por exemplo, se você possui uma agência de viagens, não vale procurar somente por #viagem ou #turismo. Procure por um termo específico usado pela secretária de turismo do local, usada para divulgar a região que você quer abordar no post. 

Por exemplo, no estado de Pernambuco, existe a #descubrapernambuco, com 24.186 publicações de turistas e moradores do local.

instagram-marketing-postgrain

Termos abrangentes demais não vão te dar informações concretas, principalmente se você for uma pequena empresa. 

Localização

Outra boa função do Instagram é a possibilidade de pesquisar perfis por localização. Esse é um passo que  boa parte de pessoas que não estão interessadas na sua empresa daquela determinada região. De quebra, essa estratégia ainda vai te ajudar a engajar seguidores locais e estreitar a comunicação entre vocês.

E tem mais: se alguém marcar seu endereço em algum post, ainda ganha engajamento orgânico. 

Não tem motivo pra não tentar hein?

Stories

O Instagram Stories é um dos recursos mais legais e acessíveis dentro da plataforma. Como o famoso algoritmo ainda não atinge completamente a ordem de visualização, é bem mais fácil ser visto por lá.

Mas é bom ter em mente que o conteúdo publicado na história deve ser diferente do feed, ok? Nada de produzir vídeos na horizontal para postar nos stories, por exemplo.

Aqui você pode saber como utilizar melhor esse recurso na sua estratégia.

Direcione seu tráfego

Lembra lá no início que eu falei sobre ter um objetivo definido? Pois bem, se o seu objetivo é que o cliente finalize uma compra no seu site (algo que acontece fora do Instagram) é preciso informar aos seus seguidores como fazê-lo.

Explique nos posts como funciona a dinâmica do seu perfil. Divulgue seu produto e sua marca. Insira o link do seu site na bio e use o seu feed para transmitir a essência do seu produto.

instagram-marketing-postgrain

Orçamento

É importante definir um orçamento prévio para investir no Instagram. Isso porque quando promovemos um conteúdo rico na plataforma, conseguimos atingir maior número de pessoas.

Ter uma verba separada para anunciar tanto no feed quanto nas histórias é um dos passos que devem ser inseridos no seu planejamento de Instagram Marketing.

Programe-se

Não adianta planejar uma estratégia e depois não levá-la a sério. É preciso manter uma constância de posts para cativar o seu público e mandar o seu recado. Por outro lado também sabemos o quanto é difícil coordenar tantas estratégias, marcas, produção e ainda ser social media.

É exatamente por isso que usar uma ferramenta de gerenciamento de perfis no Instagram vai te ajudar – e muito – nesse processo. Com o Postgrain você pode agendar publicações, responder direct, usar localização, #hashtags e deixar todo o conteúdo da semana ou mês já pronto, salvando tempo pra sua criação. 

instagram-marketing-postgrain

Conclusão

Construir uma estratégia de Instagram Marketing para pequenas empresas não é algo inalcançável. É preciso começar de algum ponto e você só vai saber o que vai dar certo ou não através de tentativas. Quanto mais você explora as alternativas, mais conhece o seu público e é assim que vai descobrir o que agrada mais seu consumidor.

Dessa maneira você vai atrair novos seguidores, nutrir os que já conquistou e ainda conseguir novos clientes em potencial.

Depois me conta aqui se você já implementou alguma dessas estratégias no seu negócio! 😉